É possível medir o ROI de uma solução para gestão de entregas?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O ROI (sigla em inglês que significa Retorno Sobre Investimento) de uma solução para gestão de entregas vem da economia de recursos e eliminação de gargalos de processo. Quanto maior for o retorno sobre o investimento, mais positivo será o efeito da solução na distribuidora. O cálculo pode usar variáveis como investimento, tempo, economia, capital humano, desperdício, entre outras, e vai mostrar se o investimento em tecnologia vale a pena ou não.

O gestor deve saber que o ROI surge com o tempo e pode levar alguns meses após a implantação dos sistema para aparecer. Vamos pegar como exemplo a  Codical, empresa atacadista distribuidora de produtos alimentícios, perfumaria, limpeza e calçados, com sede em Santo Antônio de Jesus (BA).  A empresa percebeu que o número alto de devoluções estava prejudicando o faturamento e impedindo a distribuidora de crescer.

Custos operacionais

Com uma frota de 60 veículos, a distribuidora apostou em um sistema de gestão que dá visibilidade às entregas em tempo real. Por causa disso, a empresa reduziu o prejuízo com devoluções em aproximadamente R$ 40 mil ao mês. Para calcular o ROI, o gestor da Codical precisaria subtrair o retorno (lucro) do investimento e dividir esse número pelo investimento empregado num período de tempo. Se o resultado fosse 80%, poderíamos afirmar que o retorno foi 80% maior que o investimento, valor considerado alto e que provaria a eficiência do sistema de gestão.

Outras variáveis podem ser usadas para calcular o ROI de uma solução para gestão de entregas.  Por exemplo, a otimização das rotas, que geralmente diminui custos com manutenção, combustível, pessoal e tempo. Sistemas que contribuam para a redução de custos operacionais serão sempre bem vindos, mas precisam de uma prova de que realmente estão funcionando. Nada melhor que mostrar a eficiência ou os problemas do sistema por meio de números reais baseados no processo operacional de cada empresa.

Crédito de imagem: Photl/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.