Por que minha empresa deve ter um software de roteirização?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Empresas de logística de pequeno ou grande porte já perceberam que a importância do uso de tecnologia. Ainda mais quando se fala de um software de roteirização.

O que acontece é que, com tanta oferta de produtos, fica difícil elencar prioridades. E ainda, entender qual delas sua empresa realmente necessita.

Por isso, hoje falaremos sobre as vantagens do software de roteirização. É ele o responsável por planejar todas as ações relacionadas à entrega, organizando os processos antes do caminhão sair do armazém.

Acreditamos que um bom planejamento é a peça chave para o sucesso das entregas e a satisfação do cliente. Porém, muitas empresas, de tão envolvidas nos processos rotineiros, nem percebem essa necessidade. Continue a leitura e veja se a sua é uma delas.

Sua empresa precisa de um software de roteirização? Veja 5 sintomas

Quando uma empresa possui processos já delineados e modos de fazer próprios da rotina, fica difícil perceber gargalos que podem afetar o desempenho das entregas. Alguns, mesmo que evidentes, acabam passando despercebidos e sendo naturalizados à rotina.

A implantação de um software de roteirização, no entanto, acaba colocando essas oportunidades de ganho de tempo e recursos em evidência e só assim é possível perceber como um bom planejamento pode agregar à rotina. Por isso, separamos 5 sintomas de que sua empresa pode ser beneficiada com um software de roteirização. Observe quantas dessas práticas são comuns e entenda como a tecnologia pode ajudar:

1. Os caminhões rodam mais do que o necessário

Através de um algoritmo especializado, é possível planejar como será a rotina das entregas, inclusive estimando os tempos de atendimento de cada cliente e traçando os melhores caminhos para que as entregas sejam feitas dentro do prazo estimado.

Se na sua empresa, por exemplo, dois caminhões diferentes fazem entregas em endereços próximos no mesmo dia, pode ser que houve algo de errado com o planejamento.

O que provavelmente resultou em um gasto desnecessário com combustível. Um erro como esse, quando visto de forma isolada, parece básico e pouco provável, além disso pode desperdiçar vários recursos da empresa. Em uma realidade onde há centenas de pedidos é muito difícil organizar todos de forma eficaz manualmente.

2. A ordem das entregas não é otimizada

Quando há um planejamento preciso de endereços e rotas, a organização dentro do caminhão também é aprimorada em função da produtividade.

Sem o software de roteirização, o que costuma acontecer é que o motorista recebe uma lista com a sequência de entregas que precisa fazer e escolhe quais deseja fazer primeiro.

Isso não é eficaz porque pode demandar mais quilômetros rodados ou mais caminhões, aumentando o tamanho da frota. Mas também porque o tempo para descarregar a mercadoria, já que ela não foi carregada pensando em um ordenamento, também tende a ser maior.

3. O tempo para fazer cada entrega não está ajustado

Por conta de diversos fatores, cada cliente necessita de um tempo para a realização da entrega. Quando há um planejamento e ele é manual, até é possível estimar ordens de entrega mais lógicas, porém o fator prioridade costuma não ser contemplado.

Já com o software de roteirização, é possível fazer a calibragem do tempo e monitoramento de entregas. À medida que várias entregas podem ser feitas no mesmo local, ele ajusta o tempo de planejamento para essa necessidade.

Dessa forma, quanto mais antigo o cliente, mais o sistema aprende sobre as necessidades e melhor se torna o ajuste da ferramenta.

4. Clientes atendidos nas janelas de entrega com software de roteirização

Alguns clientes só podem receber mercadorias em horários específicos do dia. Organizar a rotina das equipes de modo a considerar essa necessidade é um desafio a mais. Se sua empresa já perdeu os horários de entrega dos clientes com demandas específicas, certamente falta planejamento.

Com o software de roteirização as janelas de entrega ficam ajustadas e o planejamento é feito contemplando-as plenamente. Assim, clientes com esse tipo de necessidade dificilmente ficarão insatisfeitos com o serviço prestado.

5. Os clientes precisam de condições especiais de entrega

Além das janelas de entrega, há empresas que trabalham com clientes que possuem outras necessidades como: caminhões refrigerados, peças frágeis, produtos perecíveis, etc. Cada vez mais essas especificidades também precisam ser contempladas no momento do planejamento. Um erro pode significar, além da perda de confiança, um prejuízo enorme com perda de mercadorias.

 

Para evitar esses transtornos, que tal conhecer mais a fundo as vantagens de um sistema de roteirização? Entre em contato conosco!

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

logística reversa

Afinal, o que é logística reversa?

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia dos custos, dos
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.