fbpx

Torne seu sistema de roteirização de entregas mais eficaz

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Contratei um sistema de Roteirização de entregas. Pronto! Todos meus problemas com a roteirização de entregas acabaram. Infelizmente não é tão fácil como pode parecer ou como alguns gestores imaginam. 

A utilização de um software de roteirização com toda certeza melhora seu processo de roteirização das entregas. Os ganhos são perceptíveis para diminuição do custo por entregas, aumento do Drop size, redução da manutenção e consumo de combustível, aumento do nível de serviço, entre outros. 

Porém, para alcançar os resultados esperados, precisamos do saneamento de informações consolidadas na ferramenta, garantindo todas as particularidades. Estas podem ser horários de atendimento, dias de atendimento, etc. E ainda, os processos críticos (entregas com agendamento de horário, entregas prioritárias, etc.) estejam considerados. Desta forma temos uma visão macro na estratégia da roteirização de entregas.

Com uma base de informações corretas e uma parametrização observando cada nuance de uma complexa operação logística, o software de roteirização de entregas proporcionará uma sugestão de rota totalmente aderente à realidade da sua operação.

Pontos que afetam o planejamento de softwares de roteirização

Temos dois pontos importantíssimos e difíceis de serem tratados sem a ajuda de um software. Eles impactam fortemente à entrega de uma melhor e mais eficiente roteirização. Ajuste de endereços de entrega e a medição do tempo de atendimento de cada entrega.

Em casos de clientes cadastrados com o endereço errado e/ou clientes que tem o endereço de entrega diferente do cadastro, é necessário realizar a alteração manual. Este é um processo lento, onde o usuário deve validar o endereço correto para realizar o ajuste. Até que esta correção onerosa aconteça, as rotas apresentarão dispersão de tempo e KM rodado.

Para considerar o tempo de atendimento, geralmente as empresas utilizam um tempo médio. Esta opção afeta a melhor roteirização, tanto apertando muito a corda, ocasionando rotas com devoluções e/ou reentregas, quanto afrouxando a corda e deixando uma rota que não aproveita o máximo de sua eficiência.

Como resolver esta dificuldade?

Para resolver esta dificuldade e agregar valor ao processo, pode-se gerar a integração do Roteirizador a um software de Gerenciamento de Entregas. 

Um Gerenciador de Entregas permite que todo o ato de planejar rotas possa ser acompanhado, garantindo a sequência correta e permitindo um grande aumento na velocidade de reação do time de monitoramento.

Uma vez que quase em tempo real ele terá visão das ocorrências do motorista. Que podem ser, entregas, devoluções, reentregas, coletas, problemas mecânicos, paradas não programadas, pernoite, refeição, etc.

Com as duas ferramentas trabalhando juntas, estes ajustes de cadastro de endereço e tempo de atendimento serão realizados de maneira extremamente ágil. 

 

Como funciona?

Após o motorista realizar a primeira entrega no endereço correto, utilizamos esta localização como ponto de atendimento. Assim o sistema assume essa coordenada no cadastro deste cliente e disponibiliza esta informação automaticamente para o Roteirizador. Este processo extremamente rápido permite a correção de um endereço tanto na execução quanto no planejamento.


Em relação a medição de tempo de atendimento, o Gerenciador de Entregas registra os atendimentos realizados e permite enxergar exatamente o tempo real gasto no atendimento de cada cliente. Trazendo assim, uma informação precisa e particular para cada PDV. Esta informação é compartilhada com o Roteirizador, possibilitando que suas rotas sejam totalmente baseadas no histórico dos atendimentos.

Elevando o Patamar do Planejamento e Execução das Rotas com um Sistema de Roteirização de entregas

Vimos que ao contratar um sistema de roteirização de entregas, melhores resultados operacionais e um melhor atendimento ao cliente ocorrerá. Mas, para que de fato o sistema ofereça o esperado, é necessário replicar na ferramenta todos os detalhes da operação e particularidades de clientes ou regiões.

Além disso, agregando o Gerenciador de Entregas para monitorar a execução do que foi planejado, trazemos o sistema de roteirização e execução de entregas e coletas para um novo patamar de eficiência.

Tendo em vista como as ferramentas se completam através de sua integração nativa, permitindo que os times que planejam e monitoram as rotas alcancem uma sinergia muito maior, trazendo assim, resultados mais eficazes e redução de custos.

Quer trazer os melhores resultados de eficiência e reduzir custos no seu processo de logística de transportes? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Clayton Almeida

Consultor de Implantação em LINCROS
Focado em manter o desenvolvimento profissional constante, tento me renovar e me tornar um profissional mais completo a cada projeto implantado.
Tecnologia e Logística, a mistura perfeita para mover mundo. Na Lincros tem de Sobra!
Clayton Almeida

Últimos posts por Clayton Almeida (exibir todos)

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

Recomendamos para você:

All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.