Como prevenir o roubo de carga com o monitoramento logístico

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O que a sua empresa tem feito para prevenir o roubo de carga? Esta é uma preocupação constante, visto que existem quadrilhas especializadas no roubo de carregamentos (produtos e matérias-primas). Para ter uma dimensão deste cenário vamos citar o exemplo de São Paulo, que somente nos cinco primeiros meses deste ano registrou uma média de um roubo de carga a cada hora.

Cada vez mais a tecnologia se firma como uma alternativa eficaz no combate ao roubo de carga. Com um software de monitoramento logístico é possível acompanhar em tempo real a localização de todos os veículos. Por isso, neste post vamos detalhar como funciona um sistema de monitoramento e as suas vantagens para a operação logística.

O combate ao roubo de carga no Brasil

O roubo de carga cresceu tanto nos últimos anos que se tornou um principais problemas da logística. Em junho deste ano o Senado Federal aprovou um Projeto de Lei que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao roubo, furto, contrabando e receptação de carga no Brasil.

Vale lembrar a diferença entre fraude e roubo de carga. A fraude pode ocorrer quando o caminhão está estacionado em determinado lugar, enquanto o motorista descansa ou aguarda pelo descarregamento. Já no roubo de carga o caminhão costuma ser interceptado e o motorista pode até sofrer violência.

Como existem situações em que o motorista se envolve em fraudes, a proposta do Senado Federal é punir os motoristas que facilitam a receptação, descaminho e o contrabando de mercadorias. A proposta também prevê punições às empresas que distribuírem, armazenarem, comercializarem ou mesmo transportarem cargas roubadas.

Para evitar qualquer contratempo, o ideal é que embarcadores e transportadoras tenham o máximo de controle sobre suas operações. Por meio de indicadores e alertas  fornecidos pela tecnologia  é possível identificar situações que fogem ao planejado e tomar as medidas necessárias para se resguardar e garantir a segurança da carga.

5 passos para prevenir o roubo de carga

Um artigo publicado pelo portal Ecommerce Brasil afirma que o combate ao roubo de cargas depende da união de forças entre governo, iniciativa privada e consumidor. No entanto, a tecnologia se tornou um dos principais aliados para garantir a segurança logística. Afinal de contas, os softwares especializados geram indicadores que podem auxiliar na redução de roubos e no aumento da segurança.

1. Escolha softwares especializados

Investir em tecnologia é essencial para a sobrevivência dos negócios no segmento logístico. Portanto, se a sua empresa espera se diferenciar neste mercado precisa escolher softwares especializados. Essa medida vai garantir a eficiência da operação, desde a fábrica até o cliente final. É importante escolher um sistema específico para o monitoramento logístico, que aí você consegue acompanhar todo o deslocamento dos veículos no momento em que eles estão na estrada. Alguns exemplos são as paradas não programadas, desvio de rota, abertura do baú e até queda de temperatura.

2. Treine a equipe de entrega e crie um programa de gerenciamento de riscos

Sensibilize toda a equipe sobre a falta de segurança nas estradas e o papel da tecnologia no combate ao roubo de cargas. Como os motoristas são os mais expostos aos golpes é fundamental oferecer treinamentos específicos sobre situações de alerta e como evitar incidentes. É imprescindível que a equipe de entrega tenha clareza entenda a importância de seguir o que foi planejado e manter o contato constante com a central de monitoramento. Também é importante montar um programa de gerenciamento de riscos, cadastrar pontos de interesses, locais de pernoite homologados, etc. 

3. Faça o monitoramento das viagens

Depois que implantar um software especializado e sensibilizar a equipe sobre a segurança na logística, é hora de começar o monitoramento em si. Você vai perceber que o acompanhamento em tempo real amplia a visibilidade sobre a operação. Portanto, caso ocorra algum imprevisto você pode tomar as medidas necessárias com mais agilidade. Isso sem falar na conectividade entre o motorista e central de monitoramento, que simplifica muito a resolução de eventuais problemas.

4. Mantenha a comunicação constante

Acompanhar e manter o contato com diversos motoristas é quase impossível sem o auxílio da tecnologia. A grande vantagem de um sistemas especializado em logística é simplificar essa comunicação. Com um simples toque na tela o motorista consegue informar o motivo de cada parada, que pode ser desde almoço, descanso, abastecimento, problemas mecânicos, acidentes ou situações que podem interferir na segurança da carga.

5. Programe as janelas de entrega

O controle sobre a operação também ajuda a prevenir o roubo de carga. Com o monitoramento logístico é possível acompanhar tanto o deslocamento entre a origem e  destino, quanto o tempo de carregamento, descarregamento e de veículo parado. Tudo isso, contribui para aproximar o realizado do planejado e evitar contratempos.

Agora que você já sabe como aumentar a segurança dos carregamentos é hora de escolher um software para aperfeiçoar a operação. A Lincros fornece um sistema específico para o monitoramento logístico, mas que pode ser integrado a outras soluções. Solicite uma demonstração e saiba como essa ferramenta previne o roubo de carga.

Se você gostou deste post, sugerimos também a leitura dos conteúdos abaixo:

Monitoramento logístico: entenda a importância de rastrear suas entregas

Como montar uma central de monitoramento de entregas

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.