Roteirizador de Entregas: quais os impactos da gestão manual

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Infelizmente ainda é comum que algumas empresas planejem sua operação sem um roteirizador de entregas, o que acarreta numa gestão de entregas de maneira manual. Com certeza isso traz inúmeros prejuízos para empresa, encarecendo sua operação, mas também para o seu cliente, entregando um baixo nível de serviço prestado e em muitos casos insatisfatório.

Quanto mais complexo e com mais restrições for sua operação, maiores serão as dificuldades de se fazer um planejamento de entregas sem o uso de um software. Dias e horários de atendimento, pedidos agendados, ocupação do veículo e quantidade de entregas, são algumas das principais informações que o time responsável pelo roteirizador de entregas tem que considerar para fazer o planejamento das rotas. Imagine operações que tem centenas de pedidos, quanto tempo e com qual eficiência essa análise será realizada? E ainda, será que todas as particularidades foram consideradas?

Mas afinal, quais são os impactos de se roteirizar entregas de maneira manual?

Atenção às particularidades

Muitas vezes por desatenção e/ou por alto volume de pedidos, particularidades como dias e horários de recebimento são ignorados, causando rotas inaderentes que provocam devoluções e reentregas aumentando bastante o custo operacional e reduzindo o nível de serviço.

Já com a utilização de um software roteirizador de entregas é possível estabelecer parâmetros de atendimento onde são respeitadas as necessidades de cada cliente, como dias, horários de atendimento e pausa para almoço. Estas informações são estabelecidas no cadastro de cada cliente ou região e isso garante que as premissas sejam comtempladas.

Rotas mal planejadas

Rotas com o sequenciamento mal definido tendem a ser completamente alteradas pelo time de campo, pois em muitos casos eles fazem, ou melhor, desfazem o que foi planejado seguindo suas próprias necessidades onde, nem sempre são as mesmas da empresa. Nestes casos, entregas prioritárias podem ser deixadas de lado, os horários de atendimento e/ou horários de almoço podem ser desconsiderados, as vezes fazendo o veículo perder tempo aguardando em um cliente que ele poderia fazer em um outro horário.

Com certeza este é cenário onde um software de roteirização mais fará a diferença. Este tipo de ferramenta utiliza algoritmos matemáticos que consideram todas as características de cada cliente ou pedido no cálculo da melhor rota. Desta forma o sistema encaixa a maior quantidade de atividades, no menor tempo e KM rodado, otimizando a utilização dos veículos, elevando o nível de serviço e reduzindo o custo operacional, automatizando o processo e evitando erros.

Análise de Regiões

Quando temos a entrada de novos clientes ou uma nova região de atendimento, existem vários novos fatores que o time de roteirização precisa considerar. Está curva de aprendizado é lenta e na maioria dos casos ocorrem com tentativas e erros. Até que todos os principais detalhes sejam analisados e tratados essas rotas terão deficiência.

Por exemplo, imaginando que temos um novo cliente que está localizado em uma extremidade de um setor de atendimento, mesmo recebendo as informações do time comercial dos dias e horários de recebimento, o time de roteirização precisará analisar se conseguirá atender o cliente nos dias informados ou se precisará alterar o dia de atendimento de outros clientes, ou até mesmo reformular a rota inteira.

Como o roteirizador não precisa de conhecimento histórico do setor de atendimento ele simplesmente fará o cálculo da rota mais eficiente de forma automática.

Além disso, um outro ponto que o software pode ajudar é verificar a distribuição dos clientes por vendedor. Como o roteirizador proporciona uma visão geográfica dos seus clientes, ele pode até mesmo ajudar na reformulação dos roteiros dos vendedores.

Pensando em tudo que foi elencado até agora, podemos afirmar que manter uma roteirização manual onera sua operação em tempo, pessoas, custos e nível de serviço. O fato é, um software de roteirização de entregas se faz muito necessário para uma empresa que deseja evoluir e padronizar seus processos, levando em consideração o quão competitivo é nosso mercado. Com tudo, o software trará mais rapidez e assertividade para o planejamento e ainda te possibilita extrair relatórios detalhados que trarão uma visão analítica da sua estratégia de rotas.

Quer continuar aprendendo sobre as melhores práticas da roteirização de entregas? Faça download do nosso e-book!


Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.