O que é roteirização inteligente?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A maioria dos transportes de carga no Brasil é feita por meio de rodovias. Em 2012, esse número chegou a 67% das operações. Os dados são do relatório divulgado pela empresa ILOS, especialista em logística e supply chain. Como é constante encontrar problemas em rodovias, como obras e acidentes, as transportadoras precisam se preparar para manter a qualidade do serviço oferecido. Para isso, uma das estratégias é fazer o uso da roteirização inteligente.

A logística é uma das áreas mais custosas de uma empresa. Por conta disso, a redução de custos é o desafio número um para quem atua na área.

A roteirização inteligente é uma técnica que visa reduzir custos e otimizar recursos das transportadoras. E, por consequência, melhorar a satisfação do cliente. Diferente da roteirização comum, esse método utiliza algumas táticas para reduzir tempo de transporte, por exemplo, o que reduz desperdícios. Para fazer a otimização de rotas, as empresas utilizam sistemas de gestão específicos que gerenciam toda a operação e os processos envolvidos.

Porque ter um processo de roteirização inteligente?

Uma roteirização feita da forma correta, ajuda a exibir todos os custos em tempo real já no planejamento das entregas. Pode parecer brincadeira, mas muitas empresas não levam o planejamento da melhor rota como uma tarefa relevante. Em contrapartida, otimizar rotas é a nova galinha dos ovos de ouro das empresas competitivas. Dessa forma, a roteirização pode trazer benefícios incríveis para a operação logística.

Se existem duas entregas em regiões próximas, por exemplo, o roteirizador alerta o usuário da ferramenta sobre o fato. Com isso, o gestor faz o agendamento das duas entregas no mesmo dia e com horários seguidos, enviando as duas mercadorias no mesmo veículo. Essa prática otimiza recursos, economiza tempo e combustível.

Para as pequenas empresas, não é fundamental contratar uma software para realizar a roteirização inteligente, pois é possível acompanhar os clientes mais de perto por serem em menos número. Mas para grandes transportadores, fazer esse trabalho manual é desgastante e abre possibilidades para erros, por isso, o mais indicado é utilizar um sistema que automatize a gestão de rotas.

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

logística reversa

Afinal, o que é logística reversa?

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia dos custos, dos
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.