Processos logísticos: como a tecnologia pode contribuir para maior precisão nas entregas

Trazer maior precisão para os processos logísticos é o desejo de todas as distribuidoras. Ter o mínimo desperdício com o máximo lucro, produtividade e, principalmente, satisfação do cliente é uma busca diária e nem sempre fácil. Experiência de mercado e profissionais competentes são boa parte do processo, mas sabemos que nos dias de hoje, com a concorrência cada vez mais acirrada, quem não conta também com a tecnologia para trazer maior precisão aos processos logísticos acaba ficando para trás. Muita tecnologia ainda está por vir e, em um futuro próximo a logística precisará estar integrada ao que chamamos de internet das coisas. Tudo será mais ágil e as próprias máquinas conversarão entre si, mas isso é um assunto para o futuro. Hoje falaremos sobre tecnologias que você precisa ter hoje para ser competitivo e garantir a maior satisfação possível do seu cliente.

Armazém eficiente

Ter um maquinário moderno e um armazém eficiente são peças chave para a organização dos processos logísticos, mas é impossível falar em tecnologia para armazéns eficientes sem mencionar o WMS, o sistema de gerenciamento de armazéns. Ele é a principal ferramenta para fazer a gestão, que inclui recebimento e expedição de produtos, conferências e separação. O uso de tecnologia para essas funções garante, por exemplo, que o cliente receberá o produto certo e com a maior agilidade possível. Também evita transtornos como contagem equivocada de produtos em estoque e a possível venda de algo que a empresa não possui.

Agilidade na entrega

O cliente, para ficar satisfeito, quer ter seu produto exatamente como pediu, entregue no prazo e em perfeito estado. Para isso, os processos logísticos de entrega de produtos precisam estar em dia. Tecnologias de gestão de entregas podem ajudar muito nesse caso. Elas garantem que o motorista fará a melhor gestão possível dos horários, rotas e ordem das entregas. A confiança do cliente também melhora significativamente, já que ele pode ter acesso ao status da entrega. A relação melhora também porque, se mesmo com todos esses cuidados, ainda houver erros na entrega, reverter devoluções torna-se muito mais fácil porque o próprio motorista intermedia a negociação, no local da entrega, para que apenas parte da carga seja entregue.

 

Investir em tecnologia nunca é desperdício de dinheiro, mas a garantia de que sua empresa será mais eficiente e os processos logísticos mais ágeis. É possível que haja resistência por parte de alguns funcionários que não querem a mudança, mas tenha certeza de que essa dificuldade poderá facilmente ser superada com um pouco de paciência e dedicação.
Conhece outras ferramentas que podem melhorar os processos logísticos? Conte para nós.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: