Problemas com as entregas: o que pode causar e como resolver

Problemas com as entregas não deveriam existir, mas são comuns em muitas empresas, principalmente quando não há gestão eficiente de entradas e saídas de mercadorias, monitoramento e gestão de devoluções. Em empresas grandes ou pequenas, a tecnologia torna os processos mais simples e diminuem os erros, mas como fazer isso? Separamos 3 problemas comuns e suas respectivas soluções.

3 problemas com as entregas comuns e como resolver

O motorista leva tempo demais para chegar ao destino

Esse é um dos problemas com as entregas que mais acontece. Quando essa demora tem causas concretas, como a distância ou problemas crônicos no trânsito local, isso não representa um transtorno, já que o cliente estará ciente e não ficará esperando pela carga antes do tempo previsto.

A crise se dá quando esse atraso se traduz em um incomodo junto ao cliente, que fica esperando pelos produtos em determinado dia ou horário, mas eles não chegam. Nessa situação, o atraso do motorista pode ter principalmente duas causas: rotas mal formuladas ou desvios não programados. O primeiro passo, portanto, é identificar a origem do problema.

Rotas mal formuladas podem obrigar o motorista a fazer vai-e-vem desnecessários que, além de atrasos, representam prejuízos. Quando há o uso de um roteirizador isso dificilmente acontece, já que a ferramenta escolhe os melhores caminhos e otimiza o trabalho do motorista. Dessa forma, é possível prever e avisar o cliente a hora que provavelmente ele precisará ficar aguardando a chegada da encomenda.

Problemas com as entregas relacionados aos desvios não programados, por sua vez, são enfrentados e frequentes em muitas empresas. Por isso, mesmo que haja um roteirizador, é preciso ter também um sistema de monitoramento.

Ele avisa quando há algum desvio ou parada não programada. Nesse momento, é possível comunicar-se com o motorista para entender o que aconteceu e avisar o cliente que haverá um atraso e explicar as causas. O objetivo é não só garantir que o motorista fará seu trabalho dentro do combinado, mas também permitir que ações paliativas nos casos de atrasos com motivação real.

Os produtos estão chegando com avarias devido à problemas com as entregas

Outro caso de problemas com as entregas que pode ter causas diversas, por isso é preciso investigar antes de tomar alguma atitude. O primeiro passo é ver se o produto já está saindo do armazém com problemas ou se eles ocorrem durante o transporte. Se a causa estiver no armazém, verifique a forma com que eles estão armazenados, se não há pilhas grandes demais, se as máquinas não estão causando danos na embalagem, etc.

Se as avarias estão ocorrendo durante o transporte, o problema pode estar na embalagem. Tente fazer um reforço na proteção ou, caso sua empresa seja fabricante do produto, reveja a própria embalagem. Perdas pontuais são previstas, mas quando são recorrentes representam um problema grave.

O trajeto que o caminhão faz também pode fazer a diferença para não ter problemas com as entregas, já que não é interessante, por exemplo, que produtos muito frágeis sejam transportados por vias esburacadas. Rever a rota pode ser uma opção. Mesmo que o caminho seja mais longo, pode valer a pena.

Há muitas devoluções

Mais uma vez, é necessário fazer uma investigação sobre as causas das devoluções. Podem ser: avarias, inconsistências no momento do pedido, erros na separação, etc. A vantagem é que, nesse caso, há uma forma de reverter, ou pelo menos diminuir o erro.

Sistemas que estabelecem a comunicação direta entre o motorista e a central permitem negociar no local da entrega. Para que o cliente fique com a parte correta da carga e receba vantagens no próximo pedido. Essa atitude representa uma economia significativa para a empresa distribuidora. Porque poupa o motorista de fazer uma nova entrega com todos os gastos que ela representa.

Conhece outros problemas com as entregas comuns? Divida com a gente.

Foto de Kindel Media no Pexels

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: