Como a previsão de demanda pode aumentar a eficiência da sua distribuidora

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Processos de logística estão cada vez mais precisos e os clientes ainda mais exigentes. O problema é que todas as empresas distribuidoras estão expostas a imprevistos. A mínima alteração de um único fator acaba alterando em cadeia de todo um planejamento, então como agir? Possuir previsão de demanda pode aumentar a eficiência dos processos?

Sentar e planejar tudo novamente é praticamente impossível, por isso a tecnologia pode ajudar com a previsão de demanda, ou demand sensing. Trata-se de uma metodologia que analisa a próxima demanda e, usando técnicas matemáticas, atualiza em tempo real o status.

Para criar as previsões, o sistema usa como base principalmente o histórico de vendas e tira conclusões com base nas mais diversas informações, procurando padrões. A previsão de demanda se torna ainda mais precisa à medida que se adicionam informações, como mudanças climáticas, movimentações no mercado e perfil dos consumidores.

Nível de aproveitamento

A previsão de demanda atinge seu nível máximo de aproveitamento quando busca identificar padrões de compra dos consumidores, o que é muito difícil porque envolve inúmeros fatores. À medida que os sistemas avancem para esse nível de precisão, aumentam também os níveis de serviço e consequentemente os ganhos financeiros: estoques mais enxutos, sem encalhes, e maior eficiência.

Quem precisa da previsão de demanda?

Em geral, apenas grandes empresas usam tecnologias tão avançadas assim para prever erros. Em grandes distribuidoras, cada segundo importa. Mas obter informações e tentar analisar tendências é algo que pode ser feito até em pequenas distribuidoras. O simples fato de observar gráficos com atenção auxilia a imaginar tendências.

Basta ter uma ferramenta que ajude a coletar essas informações. Com dados consolidados, é possível observar o comportamento em relação ao mesmo período do ano passado, por exemplo. Por isso, a previsão de demanda, mesmo que em níveis mais básicos é muito desejável em qualquer empresa e deve ser meta para otimização dos serviços.
Sua empresa valoriza a previsão de demanda? Conte sua experiência para nós.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.