Por que é importante identificar desvios de rota?

Desvios de rota são comuns no dia a dia de motoristas que trabalham com entrega de mercadorias para o varejo. Seja por causa de alguma obra na estrada ou mesmo na busca por um posto de combustível, esses profissionais alteram a rota planejada e podem levar mais tempo para concluir a entrega. Neste post, explicaremos por que é tão importante que a central identifique esses desvios de rota.

Saber onde a frota está e por onde passou é essencial para o controle da central. Mas algumas vezes, um desvio de rota detectado pode indicar o uso de uma rota pode ficar mais longa que resulta em maior custo, ou ainda, o indício de desvio de carga. 

Se a equipe estaciona o caminhão longe do local definido e aponta a entrega para a central por meio de um sistema de gestão de entregas, pode haver um mal entendido ou mesmo desvio de carga intencional. Vendo isso na tela do computador da central, o gestor cruza alguns dados (planejado x realizado). Esses dados permitem ou questionar a equipe sobre o ocorrido ou mesmo abrir uma investigação dentro da empresa.

O rastreador veicular aliado a um gestor de entregas também pode mostrar operações realizadas em locais errados por descuido da equipe, roubo de carga ou desvio do trajeto planejado. Dessa forma, o gestor fica bem informado e no controle da situação. Além disso, pode tomar as devidas providências no momento em que foi constatado o desvio.

Como controlar desvios de rota?

É primordial que a equipe de entrega aponte o motivo de um desvio que o justifique. Se ela passa por uma obra na pista (no sentido contrário), talvez seja melhor buscar outro caminho na volta. Outra forma de identificar um desvio de rota é por meio de um sistema de rastreamento. Ele pode servir de insumos para a central. Assim ela pode agir proativamente e em tempo real em caso de atividade suspeita.

o desvio pode não é reportado imediatamente à central. Dessa forma o gestor acaba se preocupando à toa e perde tempo apurando o caso. O conhecimento da situação também pode impedir que a rota seja bem dimensionada e com poucas paradas. Esse movimento traz economia de combustível, rapidez na entregas, maior quantidade de entregas na mesma rota, e claro, a satisfação dos clientes.

Gold Pão garante rotas mais inteligentes com sistema Lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: