Paradas não programadas: por que é essencial identificá-las

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Quando uma frota sai a campo, as preocupações são inúmeras e a equipe de entrega possui vários desafios a serem cumpridos durante as operações. Chegar ao seu destino na data e horário acordados com o varejista é um deles. Entretanto, notificar a central sobre imprevistos e paradas não programadas durante o caminho pode evitar problemas ainda maiores.

Se a central sabe o que está acontecendo, ela está munida de informações para agir quando necessário. Isso impede que se quebrem acordos com o varejista, por exemplo. Um meio de apontar essas paradas não programadas é o smartphone. Existem soluções voltadas ao setor de logística que permitem essa comunicação de maneira eficaz. A equipe de entrega consegue avisar a central se precisou parar para trocar um pneu do veículo, por exemplo. Com essa informação em mãos, o gestor pode informar ao varejista o motivo do atraso e negociar uma eventual devolução da entrega.

Nos casos em que os analistas de rota têm acesso a dados em tempo real, podem até calcular o tempo de entrega mais aproximado possível se o cliente solicitar. Outra situação comum no cotidiano das equipes é o atraso devido a obras ou acidente na pista. Se uma equipe está parada por causa disso, avisa pelo celular o motivo e o analista responsável pode reprogramar as rotas de outros veículos para que não passem pelo mesmo local.

Outro ponto importante do controle de paradas não programadas (PNP), é o roubo de carga, pois pode-se identificar em tempo real que o veículo efetuou uma parada em um local onde não deveria parar e o tempo que permaneceu neste local. De posse desta informação, a central de monitoramento pode tomar as ações necessárias para evitar a ação, como bloquear o veículo, acionar equipe de apoio ou comunicar as autoridades da região.

Essas facilidades são frutos da tecnologia desenvolvida especialmente para processos logísticos. Quando bem utilizada, pode aumentar a produtividade e reduzir custos porque evita erros de comunicação e dá visibilidade das atividades realizadas pelos motoristas da frota.

Se você já usou a tecnologia para notificar paradas não programadas, compartilhe seu relato com os demais leitores pelos comentários.

Crédito de imagem: marykbaird/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.