7 Benefícios da otimização de rotas para a logística

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Uma empresa que faz o seu planejamento logístico com base na otimização de rotas, consegue realizar as entregas com eficiência e ainda economizar custos logísticos, e claramente é uma empresa mais competitiva no mercado.

Nosso cenário econômico não é nada favorável a curto e médio prazo. O combustível não para de subir, a carga de impostos vem aumentando, a inflação, o dólar…

Diante deste cenário sabemos que existe um grande impacto nas empresas. Por isso, uma ferramenta que pode ser a grande aliada dos gestores é o Roteirizador, que além de planejar trajetos exatos com o objetivo de aumentar a produtividade, também auxilia na redução de custos da operação logística considerando o melhor trajeto.

Além disso, a roteirização visa otimizar as rotas baseada na quantidade e capacidade dos veículos, na quantidade de pedidos e nos locais de entrega. De forma que o custo por entrega seja reduzido ao máximo, direcionando os melhores veículos para determinadas regiões, respeitando janela de atendimento dos clientes e evitando reentregas.

Os benefícios trazidos pela roteirização são inúmeros e se destacam no resultado final da operação. Essa atividade vem conquistando seu espaço e neste artigo, trago a prova dos seus benefícios:

Redução de Custos

Não tem como mensurar melhor a eficácia de uma atividade se não com a redução de custos que ela gera por meio dos indicadores de desempenho. Reduzir custos é o ponto-chave de uma operação com as necessidades específicas atendidas.

O processo de roteirização traz redução de custos, pois estuda as possíveis rotas, e sempre irá calcular o melhor e menor trajeto retornando a rota mais eficiente para a entrega de cada cliente.

Com um roteirizador para auxiliar na produtividade da sua operação, é possível identificar quais são os gaps na distribuição. E após identificá-los é fundamental, tratá-los.

Hoje no mercado muitas empresas não possuem uma visão macro da sua distribuição de carga e otimização de veículos/rotas. Pois muitas das vezes possuem um processo totalmente manual, que acaba tornando a área de logística um setor moroso e falho.

A ideia da Roteirização é melhorar a performance da equipe e o processo logístico como um todo. Pois irá exigir um menor tempo para executar o planejamento das rotas e consequentemente a distribuição das entregas.

Identificar Rotas ineficientes

Com uma ferramenta de Roteirização é possível simular rotas diárias e saber se realmente esta rota criada é viável para sua operação. 

Podemos levar em consideração algumas variáveis entre elas: tempo em rota, tipo de veículo, restrições de acesso a região, janela de atendimento do cliente, rodízio de placas entre outros.

Possuindo uma ferramenta de roteirização, há uma visão macro de sua operação com apoio de um mapa. Diante disso é possível identificar suas regiões atendimento tratar suas particularidades e automatizar o processo.

Redução de consumo de combustível

Por criar as melhores rotas entre quaisquer regiões, isso permite que os veículos rodem menos, o que viabiliza a economia de combustível e demais custos variáveis como, oléo, pneus, freios, entre outros. 

Em uma empresa de transporte, o custo com combustível é uma variável importantíssima para levar em conta no custo total da frota.

Diante disso, o controle do consumo de combustível é necessário para a redução do custos operacionais da empresa. Permitindo que a mesma amplie sua margem de lucro, e com a crescente do preço dos combustíveis este fator é ainda mais importante na gestão de frotas.

Satisfação do cliente com a Otimização de Rotas

Cada vez que se inicia um processo de roteirização, é possível que seja atribuída janelas de atendimento para os clientes, e consequentemente com esse planejamento o número de reentregas diminui e o cliente ficará satisfeito por receber sua mercadoria no dia e horário combinado.

Esse ponto é essencial, pois se o cliente está satisfeito com os seus serviços, a chance de haver continuidade nos negócio com a empresa são altas. Sem falar no motorista que irá seguir uma rota já programada evitando imprevistos. São benefícios para ambos os lados! 

Mapeamento de áreas de riscos

Na roteirização é possível planejar as rotas desviando de áreas de riscos, ou planejar horários de atendimento específicos para entrega. O que evita que o veículo permaneça na área sem ser necessário ou passe pela via sem necessidade evidente.

O benefício mais evidente nesse processo é o menor risco de furto ou roubo. Por isso, a consideração das informações sobre as janelas de atendimento são tão importantes quando se fala na otimização de rotas.

Em alguns casos há um tempo de espera muito grande, e caso essa situação não esteja mapeada, o veículo poderá chegar em horário não programado e perder um período do dia ou até mesmo o dia inteiro para realizar a entrega neste cliente. Isso gera um impacto enorme na operação, pode acarretar no atraso de entregas e até mesmo em mercadorias não entregues. 

Estimula o Planejamento na Otimização de Rotas

O planejamento é o segredo para uma operação de sucesso. Um setor que não tem planejamento, toma decisões precipitadas e acaba gerando retrabalho e incontáveis prejuízos para a empresa.

Assim, muitas das vezes o custo para manter a operação logística se torna alto por não ter um processo bem definido, informações descentralizadas e de difícil acesso, entre outros.

Controle do processo de descarga da mercadoria e tempo de espera no cliente

O Roteirizador da Lincros possibilita parametrizar o tempo de descarga da mercadoria e também o tempo de espera de atendimento no cliente. 

Além dos benefícios destacados acima podemos considerar também a retenção de clientes, melhoria nos processos do setor logístico, aumento do faturamento, redução de horas extras, redução do tempo na programação, realização das entregas, etc.

Para otimizar e melhorar a eficiência no seu planejamento logístico, sem dúvida, a roteirização é uma etapa muito importante, é o ponto chave na redução dos custos, trazendo melhores resultados financeiros, organizacionais e agregando valor e competitividade para sua empresa. 

Quer ter esses benefícios na sua operação logística? Solicite uma demonstração do Roteirizador Lincros, clicando aqui e um de nossos consultores entrará em contato.

Andrei Almeida
Últimos posts por Andrei Almeida (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.