Otimização da operação logística X ampliação de frota

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Já imaginou agregar mais valor a um produto e, ao mesmo tempo, reduzir os custos a fim de aumentar a produtividade? Otimização da operação logística é uma das maneiras mais eficazes para vencer esse desafio, que compreende armazenagem, distribuição e transporte. Neste post, iremos abordar apenas um pilar da cadeia de abastecimento: o transporte.

Uma boa gestão planeja a entrega de mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo. De nada adianta uma entrega rápida se os produtos não estiverem bem acondicionados dentro da carroceria, por exemplo. Para isto devem-se levar em consideração algumas variáveis, como, cliente mais próximo, a melhor rota a ser feita, o horário de atendimento dos meus clientes, ou seja, a sequência que devo realizar minhas entregas. Além de gerenciar e atuar nas paradas não programadas durante a rota do motorista

O gestor precisa planejar e coordenar o fluxo de informações sobre as operações de transporte, além de negociar e estabelecer padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagens para o transporte. Já o responsável pela rota (analista ou supervisor de rota) é responsável pelo acompanhamento dos pedidos e monitoramento das entregas, que podem ser realizados por meio de sistemas informatizados.

Ampliação de Frota

Em muitos casos, as empresas optam por ampliar a frota para melhorar e aumentar a quantidade de entregas, mas isso pode não ser suficiente. É preciso lembrar que, quando se amplia a frota, custos de operação, tributos e equipe de entrega também aumentam. Nesses casos, a otimização da operação logística pode ser a solução.

Para isso, defina indicadores de operação para controle dos serviços. Medir como está a operação hoje e definir onde quer chegar irá facilitar em definir qual o caminho a se seguir. Existem soluções no mercado que auxiliam o gestor e se tornam um diferencial competitivo. Lembre-se, que às vezes, o problema não está na quantidade, mas na qualidade. Otimizar a operação logística significa criar as condições mais favoráveis ou tirar o melhor proveito possível do que já se tem. Em outras palavras: fazer mais com menos, e consequentemente aumentar a rentabilidade.

E você? Qual a melhor opção para a sua empresa? Saiba como trazer esses e outros resultado para sua empresa com a Lincros!

Crédito de imagem: RoganJosh/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.