O que é roteirização e como utilizar em sua operação

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Sabemos dos grandes desafios de realizar um planejamento de rotas eficiente. Mas afinal, qual as funcionalidades de um roteirizador? Neste artigo te contamos todas elas e ainda porque possuir uma ferramenta de roteirização automatizada!

Existem dificuldades para com o roteirizador todos os dias. Embarcadores têm mercadorias para realizar as entregas, seja em revendedores, distribuidores ou até mesmo no cliente final. Devido aos diversos pontos de entrega, é necessário planejar as rotas. O que é um grande desafio para muitas empresas. 

Existem grandes desafios relacionados ao planejamento de rotas. São eles, janela de atendimento dos clientes, previsibilidade, controle dos custos em rota, etc. Para não tornar esses desafios empecilhos, um bom roteirizador pode te ajudar!

O que é roteirização?

UmrRoteirizador é uma solução usada na logística para planejar as entregas (fazer a roteirização). Esse planejamento contempla a organização das entregas dos pedidos, respeitando uma série de regras e parâmetros, além de considerar o que os veículos farão até chegar aos clientes. 

4 vantagens da roteirização

Agora que você já sabe o que é roteirização e como ela pode melhorar a qualidade dos serviços na sua empresa, separamos cinco vantagens dessa tecnologia:

1. Escolha dos melhores caminhos

Como já mencionamos anteriormente, escolher os melhores caminhos não significa somente optar pelos caminhos mais curtos, mas também aqueles que sejam mais convenientes para a empresa e para o cliente.

Outra vantagem é que o roteirizador pode ser retroalimentado, a cada retorno das entregas, com novas informações. Por exemplo, caso o endereço não esteja bem indicado, é possível inserir uma observação. Pode acontecer também de determinado cliente exigir um tempo superior para a descarga dos produtos, o que também pode ser ajustado no sistema para futuras entregas, e assim por diante.

2. Organização dos caminhões

Ao planejar as rotas, o roteirizador também prevê o peso e espaço ocupado pelas mercadorias para fazer um melhor dimensionamento entre os veículos. Tudo isso é feito contemplando não só a proximidade dos endereços, mas também o espaço e o peso máximo permitido de acordo com a capacidade do veículo e legislação das vias.

3. Gestão de custos

Ao trabalhar com um roteirizador, a empresa não é capaz de prever somente por onde os caminhões vão passar, mas também quanto vão gastar. Se as rotas são traçadas previamente, é possível fazer um cálculo de despesas de cada rota e compará-las com o que de fato foi gastado. Assim, fica mais visível quando há algum gargalo que precisa ser corrigido. A partir das informações, busca-se qual foi o problema para que ele seja atacado na raiz.

Outra vantagem dessa previsibilidade é que empresas de transporte usualmente cobram por quilômetro rodado. Por isso é essencial uma comparação entre a distância prevista e a percorrida. Na roteirização, o trajeto é traçado automaticamente com base no melhor caminho. Neste cálculo, a necessidade do cliente é sempre respeitada, mas o foco é a economia de recursos desperdiçados no transporte.

Com a roteirização também, é possível criar mecanismos para que o caminhão percorra estradas em boas condições e com distâncias reduzidas, diminuindo o desgaste do veículo.

4. Otimiza o trabalho das equipes

Com um guia bem delimitado, a equipe de entregas sabe exatamente o que fazer, quais caminhos percorrer e em quais horários precisa chegar em cada cliente. Isso evita desvios de rota desnecessários e otimiza a operação. Caso haja uma discrepância grande, deve-se analisar caso a caso com os comparativos entre planejado x realizado.

É interessante observar também que, com a maior organização, o número de horas extras realizadas pelos funcionários também tende a diminuir. Se tudo saiu de acordo com o programado em um dia de entregas, a equipe estará de volta no tempo previsto e não trará custos adicionais para a empresa.

Observando essas cinco vantagens, fica claro que a tecnologia auxilia na resolução de problemas e automatiza os processos. Você pode estar se perguntando: mas será que não é possível realizar esse planejamento manualmente? Se sua empresa possui uma frota pequena, um número reduzido de clientes e uma realidade de SKUs limitada, a resposta pode ser sim.

Roteirizador
Roteirizador de Cargas

Porém, o que nós observamos é que essa não é a realidade das empresas. Calcular rotas considerando tantos parâmetros com o auxílio de planilhas é praticamente inviável. Por isso, em vez de inserir dados manualmente em uma planilha, gestores podem utilizar um roteirizador para ganhar precisão no controle de suas operações e garantir que os resultados sejam alcançados.

Por que eu devo ter um roteirizador?

Um planejamento efetivo de rotas é um diferencial para qualquer empresa. Mais que definir uma sequência de entregas, é necessário elaborar um planejamento realista considerando as principais variáveis do negócio.

Para garantir a efetividade é preciso investir em dois quesitos fundamentais: tecnologia e planejamento. Justamente por unir ambas que o roteirizador é tão importante. Utilizar a análise e o controle de dados para otimizar a gestão e a operação em si é a chave para estar à frente dos concorrentes e manter a competitividade no mercado.

Parâmetros para roteirização:

Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de transporte e distribuição está o planejamento de rotas. Isso porque não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros. O cálculo exato pode ser algo bem complexo e resultar no atraso das entregas, isso pode gerar consequências graves para a reputação do negócio.

Veja alguns parâmetros importantes que devem ser levados em consideração:

  • Janelas de entrega;
  • Peso e cubagem;
  • Jornada dos motoristas;
  • Tempo de atendimento;
  • Quantidade de entregas;
  • Restrições por regiões de atendimento.

Melhorar a assertividade e garantir as entregas deve ser a missão número 1 da equipe de logística. É evidente que, no dia a dia, imprevistos podem acontecer, mas um planejamento bem feito, por meio de um roteirizador, permite que esses erros só ocorram por conta de fatores externos, e não por falta de organização da empresa.

Quer ter certeza que seu planejamento de rotas será cumprido com eficiência? A Lincros pode te ajudar nisso!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.