O que é redespacho e como funciona?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Entenda tudo sobre o que é o redespacho, como ele funciona e quais as vantagens de aplicá-lo em sua operação neste artigo!

Muitas pessoas tem dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece, por isso decidi escrever esse artigo para vocês. O redespacho ocorre quando mais de um transportador está envolvido para realizar a entrega ao destino.

Geralmente o redespacho acontece na logística de distribuição, sendo responsabilidade de um embarcador e uma transportadora. O redespacho pode ser uma maneira estratégica para realizar o transporte de cargas, reduzindo custos estreitando relações com parceiros e agilizando as entregas.

Operações de redespacho são uma prática muito comum em países como o nosso, de proporções continentais, acontece quando um embarcador necessita realizar uma entrega para seu cliente e envolve mais de uma transportadora nesse processo, pois o destino final não está na sua região de atendimento. Uma transportadora contrata outra transportadora para efetuar parte da prestação de serviço.

Tipos de redespacho:

Existem várias formas de gerir essa prática, vou comentar sobre os três tipos. Você pode se deparar com o redespacho, redespacho intermediário e a subcontratação, entenda como cada uma funciona:

Redespacho:

Vamos supor que a transportadora “A” atende a região “123”, mas precisa entregar cargas na região “456”, por isso ela contrata a transportadora “B” para realizar essa entrega. Nesse cenário, a transportadora “A” realiza a coleta no embarcador, leva até seu próprio CD (Centro de Distribuição) onde a “B” coleta e entrega ao destinatário final. Fazendo a ponte entre o CD da redespachante e a entrega para o cliente final, no último trecho da operação.

Redespacho intermediário:

Usualmente ocorre em lugares onde poucas transportadoras possuem uma rota comum, e é necessário envolver uma terceira transportadora para realizar uma das pontes.

Quando existem três etapas: A -> B -> C.

Transportadora “A” coleta a mercadoria no remetente, leva até outro ponto de estoque ou redespacho, passando para o intermediário “B” que irá coletar e repetir o processo, levar até um ponto de estoque e redespachar, onde “C” realiza a coleta e entrega ao destinatário final.

Subcontratação:

É quando um motorista terceiro é contratado para efetuar a coleta e a entrega. Mas atenção, toda a parte operacional como agendamento, roteirização, tratamento de devoluções e ocorrências, bem como pagamentos devem ser feitos pela transportadora que o contratou.

Como funciona um redespacho?

A transportadora contratante é chamada de redespachante, enquanto a redespachada é contratada para realizar parte parte do serviço. Todos os acontecimentos devem estar documentados no CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico), e é aqui um dos maiores gargalos que podem surgir em uma operação.

É de extrema importância que uma operação complexa como esta, onde duas ou mais transportadoras estão envolvidas num vínculo com um embarcador e no processo de satisfação de determinado cliente, que se observe e planeje com cuidado para que nada saia do prazo ou valor acordado com ele.

Um cenário bem comum de redespacho acontece em redes de supermercados que tenham um Centro de Distribuição, centralizando o maior estoque produtos, e neste espaço realizam desunitização e unitização conforme o estoque das lojas solicitam, redespachando conforme a necessidade. Dessa maneira, é possível que apenas um comprador realize a negociação e tenha vantagens no processo de aquisição de insumos, mas também podemos destacar a organização e gerenciamento estratégico desta forma de atuação.

Pontos de atenção

Se você tem uma operação que efetua redespacho ou pretende começar, deve saber que orquestrar todas essas etapas do processo pode se tornar uma tarefa complicada se não tiver um planejamento bem definido. Você deve ter atenção nos seguintes pontos:

Faça o planejamento no início do despacho

Defina quais serão os parceiros que irão atuar e quais trechos farão, dessa maneira, você terá certeza dos prazos de entrega e valores que devem ser pagos para cada transportador. Lembre-se que os documentos de transporte devem estar referenciados a uma única NF (Nota Fiscal) e seu cliente não pode sofrer por um erro nesse processo.

Rastrear remessa redespachada se torna ainda mais importante

Seu cliente quer saber onde está sua entrega, e você, ter o acompanhamento de anomalias durante os trechos para administrar o quanto antes for possível. Ter uma central de status de acompanhamento via EDI pode auxiliar e facilitar muito seu trabalho nesse momento.

Sabemos que nem todos os transportadores realizam entregas do Norte ao Sul do Brasil e vice-versa, se você precisa realizar um redespacho para conseguir atender regiões distantes ou até mesmo próximas, não terá grandes empecilhos se efetuar um planejamento eficaz e manter as informações atualizadas em um só local, da origem até o destino. Assim, você poderá tomar as ações corretas em uma situação inesperada.

Uma forma de facilitar todas essas etapas, de quando uma empresa contrata outra empresa é realizar parte de um serviço, é uma gestão com definição de prazos e valores de frete, de cada ponte por parceiro. Se todas as informações estiverem centralizadas para que você consiga prever e antecipar ações, a fim de melhorar a comunicação evitando insatisfações, você poderá seguir o fluxo logístico sem grandes problemas.

Neste caso, todo o mercado está se fortalecendo e tornam uns aos outros mais competitivos, por isso o redespacho é uma estratégia eficiente. Você está ampliando a malha de entregas e parceiros. Mas afinal, como você embarcador, como define seu processo de redespacho?

Se você quer continuar aprendendo sobre a Logística de Transportes, baixe nossos materiais gratuitos!

João Sartor
Últimos posts por João Sartor (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.