5 vantagens de um sistema de monitoramento de entregas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

 

O transporte rodoviário de cargas é cheio de desafios, que vão desde a condição das estradas, falta de segurança e gestão para a redução de custos. A paralisação recente dos caminhoneiros impactou a vida de muitas pessoas, mas também abriu espaço para o debate sobre o aperfeiçoamento das rotinas de logística. Por meio da tecnologia é possível reduzir o uso de combustível, hora-taxa e devoluções. Você vai entender ao longo deste post, ao conhecer algumas das vantagens de um sistema, que é o monitoramento de entregas.

Cenário da logística no Brasil para com o monitoramento de entregas

Atualmente existem cerca de 2,2 milhões de caminhoneiros registrados no Brasil. O dado foi divulgado em reportagem do Fantástico com base em um levantamento foi feito junto à Associação Brasileira de Caminhoneiros. Os profissionais trabalham como funcionários de empresas, terceirizados ou autônomos e são responsáveis pelo escoamento de toda a produção do país.

Com dimensões continentais e uma infraestrutura rodoviária que deixa a desejar é natural que ocorram problemas no transporte de cargas. Atraso nas entregas, índice de devoluções elevado, baixa produtividade, alto consumo de combustível e muitas despesas com a manutenção da carga são só alguns dos desafios que precisam ser superados. A vantagem é que a tecnologia tem sido fundamental para simplificar os processos logísticos e minimizar as principais dificuldades do transporte de mercadorias.

Com um roteirizador é muito mais fácil traçar rotas inteligentes, que consideram automaticamente informações como custo da rota, valor da carga, jornada do motorista, etc. Já um sistema de monitoramento de entregas permite acompanhar em tempo real o status das entregas, coletas e localização do veículo.

5 diferenciais que você deve levar em conta ao escolher um sistema de monitoramento de entregas

1) Coleta de mercadorias

Em grandes empresas a coleta de mercadorias é motivo de dor de cabeça e responsável pelo desperdício de tempo e dinheiro. Mas, a partir do momento que é implantado um sistema de monitoramento de entregas essa gestão fica mais fácil. Ainda mais se for possível incluir uma coleta durante a rota do motorista, auxiliando a aproveitar a viagem em andamento para recolher materiais.

2) Status da Entrega

Já pensou em acompanhar o status da das entregas de mercadorias em tempo real?A  rastreabilidade contribui para a resolução de eventuais anomalias que possam acontecer durante a rota, como: devoluções, paradas não programadas ou incompatibilidade no tempo de entregas. Tendo essas informações é possível atuar no momento em que os imprevistos acontecem.

3) Trajeto previsto vs realizado

A importância do monitoramento de entregas também contribui para aproximar o tempo previsto para execução de cada atividade com o que foi efetivamente realizado. Uma solução de gestão de entregas pode ser associada com o roteirizador, se for, é possível comparar o previsto com o realizado da rota. Além disso, com um software especializado também é possível acompanhar paradas para alimentação, descanso e repouso.

4) Mobilidade

A tecnologia facilita a comunicação entre o motorista e central de monitoramento. O software especializado favorece a troca de informações via chat, o que dá mais mobilidade para a equipe de entregas. Afinal, a ferramenta indica tudo o que é necessário para realizar o carregamento ou a entrega dentro do prazo e o motorista não fica dependente da rede de telefonia móvel.

5) Business Intelligence no monitoramento de entregas

Com um sistema especializado no monitoramento de entregas você irá capturar vários dados. Integrando a solução à uma ferramenta de BI, é possível fazer a análise detalhada dessas informações e ter vários insights sobre o processo de entregas. Você vai perceber que os indicadores de performance favorecem a tomada das decisões e elevam os negócios a um novo patamar, mais estratégico.

Está convencido das vantagens de usar um sistema de gestão de entregas para realizar o transporte dos centros de distribuição para a satisfação do cliente final? Também vale ressaltar que a integração entre os softwares é essencial para garantir a segurança da sua operação.

A Lincros disponibiliza várias soluções, tanto para a roteirização, monitoramento logístico e gestão de entregas em tempo real, gestão que reduz custos, entre outras. Você pode entrar em contato conosco e entender na prática todos os benefícios de cada um para a tomada de decisão.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.