Monitoramento de cargas garante segurança no escoamento

As perdas ocorridas durante o transporte trazem grandes prejuízos para as empresas que fabricam e também para as que distribuem produtos. Seja por desvio da carga ou erros em documentos, as empresas não podem mais se dar ao luxo de amargar novos custos, quando as margens de lucro já são progressivamente pressionadas no mercado.

Em função disso, as soluções que possibilitam um monitoramento mais eficaz de cargas têm se tornado grandes aliadas das companhias que querem transportar produtos de forma mais segura. Confira as principais maneiras de garantir um escoamento tranquilo das cargas:

Localização e Monitoramento de cargas

O principal meio de monitorar o escoamento de mercadorias em diversas localidades é pelo uso de equipamentos de GPS que fornecem a localização dos carros praticamente em tempo real. Essa solução é fundamental para saber se, durante o trajeto, a carga foi desviada ou se o condutor fez paradas indevidas ou não planejadas, por exemplo.

Dispositivos camuflados

Outra ferramenta eficiente para monitorar as cargas – e que pode ser usada junto com o GPS – é o identificador que fica camuflado na carga transportada. Com isso, aumentam-se as chances de que itens desviados sejam localizados em um rastreamento.

Documentos digitais

Para aumentar a segurança no escoamento de produtos, você pode lançar mão de certificações digitais. A utilização de nota fiscal e conhecimento de transportes eletrônicos (NF-e e CT-e), por exemplo, evita o gasto com impressão de documentos e ainda minimiza os riscos de erro ou modificações indevidas durante o trajeto.

Aceite do cliente no Monitoramento de cargas

Uma boa alternativa para garantir a chegada dos produtos ao local de destino com precisão é a exigência de um aceite formal por parte do cliente. Isso garante que a conformidade da entrega seja verificada imediatamente e previne outras possibilidades de desvio das mercadorias na rota.

Vale ressaltar que esse aceite não precisa ser uma assinatura física, mas uma confirmação eletrônica.

 

Telemetria

A telemetria é um sistema que fornece informações relacionadas ao desempenho do veículo, do motorista e da operação. Isso ocorre por meio de diversos sensores instalados no veículo. Utilizando a telemetria, há um aumento na segurança dos motoristas, da frota e da mercadoria.

Entre os benefícios da telemetria, podemos citar:
– Informação sobre a distância percorrida pelo veículo
– Verificação se o motorista está dirigindo dentro da velocidade permitida
– Monitoramento de freadas bruscas
– Dados sobre o tempo em que o veículo ficou parado
– Disponibilização de dados de consumo de combustível
– Geração de relatórios para averiguar a jornada de trabalho do motorista

Monitoramento das ocorrências

A tecnologia também permite manter contato com os motoristas em tempo real. Sendo assim, cada vez que há uma ocorrência, o trabalhador pode entrar em contato com a empresa fornecedora e relatar o acontecimento e a sua localização.

No caso de um defeito no caminhão, por exemplo, para que o motorista não passe muito tempo sozinho na beira da estrada, o envio de um veículo de apoio para realizar o transbordo e seguir o transporte torna-se mais rápido, minimizando os riscos.

Softwares específicos

O monitoramento de carga também tem como aliados os softwares, que são capazes de fazer a integração entre os setores de expedição das empresas fornecedoras e de recebimento dos clientes. Com informações da viagem atualizadas em tempo real no sistema, as duas partes podem saber, a qualquer momento, como está o percurso das mercadorias entre as localidades. Então, é possível agir em tempo hábil, caso uma das empresas perceba qualquer anomalia nos prazos e nas especificações das entregas.

Monitoramento via mobile

Também é possível que fornecedores e recebedores monitorem a carga por meio de um aplicativo. No momento da entrega, o motorista coleta a assinatura do recebedor, tira uma foto e preenche no sistema as informações necessárias. Assim, gestor e cliente podem receber a informação em tempo real.

Definindo regras

Além do uso de equipamentos e de sistemas informatizados, as empresas também podem monitorar o escoamento de seus produtos por meio da definição de regras e políticas internas.

Muitas vezes, os desvios ocorrem por falta de conhecimento dos condutores, e não pela ação de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é fundamental definir diretrizes para os trabalhadores envolvidos no processo, como horários de viagem, trajetos permitidos, exigências para mudanças de percursos e paradas programadas.

É importante lembrar, ainda, que o investimento em soluções para monitoramento de carga evita gastos posteriores com o rastreamento de mercadorias roubadas ou extraviadas, que podem onerar as finanças de qualquer organização.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Lincros. Certamente, temos a melhor solução de logística de acordo com o perfil do seu negócio.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: