Mapas e rotas: como o roteirizador atua no planejamento e na atualização de dados

A atualização de mapas e rotas é uma ferramenta fundamental para aumentar a precisão do planejamento de um roteirizador. Quem acompanha nosso blog viu que existem diversas vantagens em organizar entregas com a ajuda do software. Entre elas está a montagem de roteiros de forma que os caminhões realizem os melhores caminhos possíveis, gerando economia de recursos e garantindo a pontualidade e a qualidade do serviço. Porém, sabemos que o trânsito é algo dinâmico e que cada local possui particularidades que precisam ser contempladas. Por isso surge a dúvida: como o roteirizador trabalha na atualização de mapas e rotas? Separamos algumas situações comuns e explicamos como o sistema atua:

Como o sistema atua na atualização de mapas e rotas?

Planejar viagens com o objetivo de realizar entregas é uma tarefa extremamente complexa, pois há inúmeros detalhes que precisam ser contemplados. Em relação a mapas e rotas, separamos cinco desafios que sua empresa com certeza já enfrentou e que podem ser evitados com o uso do roteirizador:

Restrições para trânsito de veículos pesados

A maioria das cidades possui restrições para a circulação de veículos pesados. O problema é que elas são bastante específicas e diferentes em cada local. O sistema de roteirização registra essas informações e as leva em consideração no momento de traçar as rotas. Dessa forma, se há restrições quanto aos horários e tipos de caminhão, outras alternativas serão pensadas para realizar a entrega naquele local.

Necessidades específicas do cliente quanto a mapas e rotas

Outras exigências não partem de leis ou normas específicas, mas sim de atender pedidos dos clientes. Isso é importante para manter o bom relacionamento e atender de forma plena as necessidades. Se, por exemplo, determinado supermercado só recebe produtos refrigerados pela manhã, o roteirizador registra essa solicitação pelo modelo de caminhão e só encaminha esse tipo de item no horário programado.

Trânsito recorrente em determinadas faixas de horário

Em determinados horários, há locais que devem ser evitados em função do trânsito intenso. Registrar quais são esses locais pode ser feito de duas formas: manualmente, quando já é algo rotineiro ou quando há registros recorrentes vindos das equipes de rua; ou coletados pelo software de gestão de entregas. Quando os dois sistemas trabalham juntos, o ajuste fica cada vez mais preciso, pois é possível realizar uma comparação entre o previsto e o realizado e corrigir erros baseados nas informações coletadas em campo.

Ruas interditadas temporariamente

Às vezes uma condição adversa de trânsito não é permanente, por isso os mapas e rotas precisam ser dinâmicos. O roteirizador pode ser atualizado sempre que as condições de trânsito mudarem. O mesmo pode ser feito quando há desvios, mudanças de sentido de ruas ou outras alterações temporárias.

Endereços que não correspondem ao planejamento

Não deveria, mas é bastante comum que o entregador, ao tentar procurar um endereço, descubra que ele está errado ou simplesmente não existe. Atualizar esses dados e tê-los exatamente como deveria também é papel do roteirizador. Assim que um problema desses ocorre, ele é notificado e o sistema é atualizado com as informações corretas. Dessa forma, da próxima vez que um entregador precisar chegar ao mesmo local, ele não enfrentará a mesma dificuldade.

No momento de escolher um roteirizador também é importante priorizar soluções que funcionem normalmente em lugares remotos, onde geralmente não tem sinal. Um exemplo é o Roteirizador Lincros que pode ser editável. Viu só? Atualizar mapas e rotas fica mais simples e eficaz com o uso de um roteirizador. A parceria com a equipe de entregas e o auxílio de um sistema de gestão também são fundamentais.

Ainda tem dúvidas sobre roteirização? Continue acompanhando nosso blog ou entre em contato conosco!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: