O que é preciso para ter um projeto de logística integrada?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Parece impossível, mas não é. Você quer saber por onde inciar um projeto de logística integrada e como torná-lo realidade? Então esse post é pra você!

Adquirir um software para logística é sem dúvidas um diferencial competitivo para a sua empresa, mas pouca gente fala das dificuldades de integrar todos os softwares do fluxo logístico e de outras operações. Se você já participou de um projeto de implantação de software sabe muito bem o que estou falando, não é mesmo? 

Por isso, hoje trouxe um tema muito importante quando se fala de uma operação de transportes competitiva. A Logística integrada.

O que é logística Integrada?

É uma prática totalmente relacionada à comunicação dentro da empresa. O compartilhamento de informações é essencial para que, em tempo real, as diferentes áreas envolvidas no processo logístico possam acompanhar o que ocorre em cada um dos setores, seja ele de armazenagem, transporte, vendas até a entrega no cliente final.

Quando a logística trabalha de forma sinérgica, buscando melhorias e otimizando tarefas, é possível manter um fluxo contínuo de informações e construir estratégias de negócio eficientes. No entanto, para potencializar essas ações, é necessário apostar em tecnologias e sistemas na nuvem, por exemplo, que sejam responsáveis por controlar o passo a passo da produção e auxiliar a empresa na comunicação com todos os envolvidos no processo logístico. 

O objetivo aqui é ter controle de todas a operação logística, desde o planejamento até a entrega em um só lugar, sim, de ponta a ponta. Isso possibilita análises mais precisas e maior controle da operação dentro e fora do pátio, reduzindo riscos, proporcionando mais previsibilidade e tornando sua logística imbatível diante da concorrência.

Tecnologia a favor da logística

O tempo em que a logística se resumia ao armazenamento e transporte de mercadorias passou e a tecnologia da informação tem se mostrado essencial para que as empresas alcancem melhores resultados em suas operações e redução de custos.

A área lida com um volume muito grande de informações em suas operações. Diariamente são movimentados dados de clientes, produtos, faturamento, fornecedores, transportadoras e parceiros logísticos. A utilização softwares especializados é indispensável para tratar esses dados e tomar as melhores decisões

Em muitos casos essa troca é feita por e-mail, mas atualmente é comum vermos empresas que investem na integração de seus sistemas com os de seus parceiros, como o TMS Lincros, que reúne informações relacionadas ao rastreamento das entregas de todas as transportadoras e dos Correios, permitindo que a sua empresa tenha proatividade na gestão de toda a cadeia de  transportes. 

Por meio de recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento web e tecnologias mobile, o TMS LINCROS garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras. Da mesma forma que, ao sucesso da entrega, o faturamento é enviado automaticamente para o ERP caso não haja divergências.

Outra vantagem  importante de se conectar todo o processo é a otimização em aproveitar todos os recursos no melhor momento. Com previsibilidade das rotas e sabendo a localização em tempo real de seus veículos em todo o território nacional, é possível montar viagens mais assertivas, seguras e reduzir os custos de transportes.

Para entender melhor sobre todas as vantagens de se ter um TMS na operação logística, recomendamos a leitura deste post.

Utilização de sistema ERP

Como já vimos, à medida que a logística de transportes se desenvolveu e passou a ser parte essencial no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, os sistemas de informação também se adequaram para que os processos estejam integrados e ofereçam vantagem competitiva às operações das empresas. 

Hoje, o ERP, que é parte essencial de um projeto de logística integrada, permite que o setor de logística saber antecipadamente quais são as demandas que chegarão como resultados da área comercial, por exemplo. Além disso, é possível se manter constantemente integrado ao processo produtivo de fornecedores e parceiros logísticos.

Nesses casos já podemos encontrar, inclusive, empresas que deixam a gestão de seu estoque e administração de materiais toda por conta de seus fornecedores e passam a se preocupar com outras atividades mais estratégicas.

Dica: Muitas empresas ainda utilizam o ERP como software para logística e isso pode prejudicar a saúde das suas informações e operação. Para um projeto de logística integrada funcionar, é essencial contar com um software especializado na gestão de transportes que seja apoiado pelas informações do ERP.

Soluções em contratação de frete

Durante muito tempo as contratações de frete eram realizadas por processos manuais. Hoje, o TMS é uma plataforma na qual embarcadores podem gerenciar todas as etapas de contratação de fretes desde o momento da disponibilização da carga, acompanhamento das entregas ao pagamento dos fretes realizados.

A utilização da tecnologia da informação nos processos logísticos é fundamental para o controle de qualidade, segurança e redução de desperdícios da operação. Por isso, podemos dizer que, quanto mais disposta a empresa está em investir em tecnologia, mais rápidos, seguros e eficazes seus processos se tornarão.

Os três pilares de um projeto eficiente de logística integrada

Para ter sucesso em um projeto de logística integrada é importante ter em mente a conexão de três pilares essenciais. Tudo isso aliado ao objetivo geral de realizar a melhor entrega no momento certo, com qualidade, segurança e o menor custo possível.

  • Administração de materiais: São operações que se relacionam ao fluxo de mercadorias e de informação, desde a aquisição de matérias-primas até a última etapa da logística integrada. A administração trabalha com o planejamento e a gestão das demandas que garantam a qualidade das atividades. É possível aumentar a rotatividade do estoque, gerenciar a relação com os fornecedores e aprimorar a qualificação da mão de obra empregada.
  • Movimentação de materiais: Estoque parado não gera receita! Todas as movimentações de recursos ao longa da cadeia produtiva e de transportes devem ser registradas e monitoradas a fim de possibilitar ajustes nos processos logísticos, tudo em sintonia com as outras etapas da logística integrada. O objetivo é garantir a precisão no abastecimento das linhas de produção e controlar faltas ou excessos.
  • Distribuição de materiais: A etapa de distribuição começa quando os insumos precisam sair dos galpões em direção às fábricas. Neste momento do processo, é feita a escolha do meio de transporte que fará a entrega dos produtos e dará condições para que ele chegue ao consumidor final no momento certo, conforme o planejamento criado para as duas outras etapas.

E agora, qual o próximo passo?

Um dos principais motivos de realizar um projeto de logística integrada é, cada vez mais, ter uma operação competitiva. Para isso, um dos pontos essenciais é a comunicação entre os setores. 

Para que os processos sejam realizados de forma alinhada  cada uma das áreas e operem de maneira unificada, é necessário manter um fluxo de informações constante, claro e objetivo. Isso facilita o compartilhamento de informações e permite que decisões sejam tomadas com mais velocidade.

Ao montar um projeto de logística integrada invista em softwares especializados em cada área. Possibilite a integração desses elementos em uma base única. Isso garante um alto nível de serviço, decisões mais assertivas e baseadas em dados, mais qualidade e segurança na operação logística.

Se você quer iniciar um projeto de logística integrada na sua operação logística, não deixe de consultar um de nossos especialistas, basta solicitar um contato neste link.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.