Logística de distribuição e transporte dependem da tecnologia?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O apoio da área de TI na integração dos processos logísticos tem conseguido ajudar na redução de custos em toda a cadeia e no aumento da produtividade. Hoje, para se destacar e otimizar ao máximo a logística de distribuição e transporte, é quase impossível não usar alguma ferramenta de tecnologia da informação. Sem elas, é extremamente difícil obter ganhos em processos logísticos.

Algumas das ferramentas que ajudam no processo de distribuição e transporte são os coletores de dados. Podendo ser sistemas de ERP, WMS, TMS e MRP, redes sem fio, códigos de barra, etiquetas RFID, gerenciamento de entregas, etc. Quando se aplica TI ao longo da cadeia de distribuição e entrega de mercadorias, há um aumento na produtividade. Juntamente com uma melhora no aproveitamento da frota e uma redução com os custos. Estes relacionados à mão-de-obra e a veículos, que envolvem avarias, manutenções e combustível.

TMS (Transportation Management System)

Se uma empresa optar por um sistema TMS (Transportation Management Systems), por exemplo, conseguirá otimizar rotas. Além de programar carga e descarga com origens e destinos, controlar viagens e fretes, acompanhar utilização da frota, certificar entregas, reportar paradas, monitorar a equipe e apontar devoluções.

Esse sistema tem evoluído tanto, que está sendo integrado com tecnologias de rastreamento e monitoramento. Essas ferramentas usam tecnologia por satélite (GPS), telefonia móvel (GPRS) e até rádiofrequência (RFID). Se integradas, permitem uma visibilidade da frota. Bem como, dos pedidos ao longo das rotas, desde o carregamento na origem até a entrega no destino.

A visibilidade das operações ajuda na gestão de risco e no aumento da assertividade das entregas. No armazém, a TI usada na gestão de estoque pode diminuir o tempo de processamento e aumentar a qualidade na execução das atividades.

Entendeu por que o uso de TI na logística de distribuição e transporte é essencial? Se restou alguma dúvida, deixe sua pergunta no campo de comentários logo abaixo.

Crédito de imagem: Photl/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.