Lean Six Sigma aplicado à distribuição

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Lean Manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios. Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar os processos ao eliminar defeitos.Resultado da integração de Lean Manufacturing com Six Sigma, surgiu o Lean Six Sigma, conjunto de técnicas estratégicas para solucionar problemas referentes a processos e produtos que impactam na produtividade de empresas; com o propósito de melhorar o atendimento e serviço oferecido ao cliente.

As diferentes práticas do método podem ser aplicadas para companhias de qualquer porte e setor. Neste post, vamos mostrar a sua aplicação ao ambiente de distribuição.

Como o programa tem um dos focos no cliente, suas técnicas podem ser implementadas em toda a cadeia de distribuição. As empresas que estão ligadas ao cliente por meio de um distribuidor precisam se certificar de que o serviço está sendo bem realizado – a aplicação da metodologia Lean Six Sigma entra, nesse momento, para reduzir erros e corrigir processos.

Para que o programa tenha sucesso, é essencial ter um especialista em Lean Six Sigma para orientar o distribuidor na aplicação da metodologia. Tanto a empresa responsável pela fabricação do produto quanto a distribuidora precisam participar ativamente do processo. Após uma etapa de diagnóstico, serão implantadas técnicas que visam eliminar desperdícios (tirar do produto ou processo aquilo que não é utilizado pelo cliente, por exemplo) e aumentar a produtividade.

No setor de distribuição, um dos procedimentos que podem ser melhorados e que impactam na satisfação do cliente é o tempo do transporte. Para isso, existem algumas medidas que agilizam as etapas anteriores, como o carregamento dos caminhões. No armazém, é importante manter os produtos em locais adequados e de fácil acesso, por exemplo, para que o tempo de locomoção seja o mínimo possível.

O cuidado com erros também está previsto dentro do programa Lean Six Sigma. Para o distribuidor, ter atenção no registro e controle das informações é fundamental para garantir o sucesso da entrega. Analisar e documentar os resultados, etapa final do processo, é outra prática que permite a redução de desperdícios e o aumento da lucratividade das empresas.

Você já aplicou a metodologia Lean Six Sigma no seu centro de distribuição? Conte sua experiência pelos comentários abaixo.

Crédito de Imagem: Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.