Integração de Sistemas em Logística: qual a importância?

O assunto de integração de sistemas em logística normalmente assusta todos os envolvidos que não possuem conhecimento técnico sobre sistemas, mas fique tranquilo, o objetivo deste artigo é simplificar e te ajudar a identificar os responsáveis e a importância deste tema para sua operação logística.

Quando estamos à procura de softwares para simplificar processos logísticos, esperamos que não tenhamos que abrir várias ferramentas para cumprir o trabalho do dia a dia. Para cumprir com esse objetivo, existem as integrações fazendo essa necessidade diminuir.

Mas afinal, qual a importância da integração de sistemas em logística?

Importância das Integrações

Podemos dividir a importância em alguns tópicos considerados importantes, como:

  • Retrabalho
  • Compliance
  • Automação

Imagine nas atividades que realiza durante o dia a dia em um pedido de venda. Essas que lhe custam várias planilhas e as vezes ainda, processos manuais e contatos com áreas distintas. Pois bem, muitas vezes é necessário replicar o pedido de vendas em vários sistemas onde existe a necessidade de processos manuais. E para evitar esse retrabalho uma integração de sistemas em logística pode fazer você economizar muito tempo.

Economia de tempo com as integrações de sistemas em logística

Nada mais simples do que o sistema gerador de pedido ou o sistema administrador destes pedidos enviá-los de forma sistêmica para o seu software de logística no momento correto. Além disso, ele pode realizar os objetivos esperados em sua aquisição sem necessidade de ações manuais, como por exemplo: gravar um pedido de venda para a seleção de fornecedores de transporte.

O sistema logístico não entende de geração de pedidos e nem o gerador de pedidos entende de seleção de fornecedores de transporte. Mas com a informações de um pedido de venda replicado no seu sistema logístico, é possível realizar o processo de seleção de fornecedor de transporte com muito mais facilidade e eficiência.

O foco das integrações sempre precisa ser voltado para a funcionalidade de cada sistema, olhando o que se espera de cada ferramenta e o momento que cada processo deve ocorrer.

Como obter compliance numa negociação?

Lembra do exemplo acima? O do pedido de venda? Pois bem:

Imagine que você precisa extrair o pedido de venda em Excel, modificar a planilha, solicitar interações entre diversas áreas e terceiros com informações complementares para que após isso, enfim consiga realizar uma ação final como a seleção de um fornecedor de transporte.

Agora, imagine se por acaso existir uma divergência em qualquer valor ou peso de mercadoria deste pedido. Seria um grande problema, certo?

Por motivos como esse, há a possibilidade de ocorrer todo o planejamento de prazos de entrega com o custo errado e ainda por cima, não saber quem ou quando aconteceu este erro. Fora todo o retrabalho necessário que essa situação pode ocasionar.

Nesse momento a integração de sistemas em logística resolve quase que em sua totalidade este risco, ficando apenas a responsabilidade nos processos de cada sistema, que são enviar e receber.

Com isso, os erros e divergências diminuirão consideravelmente. Isso porque você terá rastreabilidade, visibilidade e ainda, responsáveis pelo processo para responder pelos gaps da operação. Assim, garantindo que as causas raiz dos problemas sejam resolvidas e evitadas no futuro.

E por fim, para que fique claro os 3 pilares da importância das integrações, falaremos sobre as automações, que é a parte que considero mais interessante.

Automações em Logística

Imagine a seguinte situação: um vendedor da sua empresa todo dia liga para você perguntando qual o fornecedor de transporte mais barato. Ou ainda, se determinada mercadoria já foi entregue. Agora imagine todos os vendedores fazendo isso, te tomará muito tempo, certo?

O que é possível fazer para que essas ligações cessem?

Pois bem, para isso você precisa contratar um software para toda a cadeia logística que acompanha entregas e seleciona fornecedores de transporte com poucos cliques. Será que se o sistema de ambas as áreas se conversasse, eu ainda precisaria atender as ligações dos vendedores?

Se o vendedor está formando um pedido, por que não consultar a base logística do meu software de forma sistêmica para guiá-lo na sua emissão?

Se ele precisa ter no sistema a informação de entrega do seu cliente, por que não consultar a base que eu gerencio essa informação?

E assim, mais uma vez as integrações salvam o seu dia e deixam mais tempo e foco para atividades mais estratégicas e importantes!

Integrações vs. TI

É natural que equipes de TI falem que terão que desenvolver “tudo”, em suas mentes, possuem um software funcionando — e não estão errados — porém sabemos que não é bem assim. Cada vez mais, o processo pode ser melhorado com ferramentas complementares e isso serve para todas as áreas.

Na logística isso não é diferente, mas é importante identificar nesse momento o que cada sistema precisa informar e assim identificar os responsáveis pelas integrações. Para auxiliar no entendimento, vou usar um exemplo que pode ajudá-los na próxima contratação:

Você acabou de comprar um carro (software novo para logística), você é o dono, você pagou caro neste carro, ai você saí da concessionaria pega uma estrada qualquer e mete o pé no fundo (usa todas as funcionalidades dele), alguns quilômetros à frente o carro desliga (você chega no limite dos benefícios do software e ele precisa de auxilio) e você se depara que acabou o combustível (sem integrações).

Você reclamaria para a concessionaria que o posto não está enviando combustível? Acredito que sua resposta tenha sido não.

Se o software tem como objetivo a melhoria de processos logísticos, ele precisa receber as informações necessárias para funcionar. Sejam essas informações, pedidos de vendas, notas fiscais, embarques, etc.

Cada software precisa focar no que faz de melhor e obviamente fornecer tecnologia para que estas integrações sejam possíveis para facilitar e melhorar os processos da sua operação de transportes.

Espero que esses benefícios de uma forma simples possam ter ajudado a compreender a importância que as integrações podem trazer no dia a dia da operação logística na sua empresa. E sei que com essas barreiras vencidas, sua gestão logística terá mais eficiência, produtividade e claro, resultados!

Quer integrar seus sistemas para gestão, conectar os setores da sua empresa e aumentar a eficiência da sua cadeia logística? Fale conosco clicando aqui, e um de nossos consultores entrará em contato!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: