A importância da tecnologia para o profissional de logística

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por apenas realizar tarefas operacionais e ser despreocupado com a dinâmica e a estratégia de suas ações, agora, é visto como o grande responsável pela administração do fluxo de materiais e informações da organização, ou seja, por todo o processo logístico, desde o controle de estoque e matéria-prima até a distribuição e transporte dos produtos para os clientes.

Essa transformação ocorreu tanto aos olhos dos gestores das empresas, que, ao longo dos anos, passaram a investir mais em profissionais com habilidades logísticas para integrar as suas equipes, como para os próprios profissionais, que, com o auxilio da tecnologia, começaram a atuar com uma postura multifuncional.

Hoje, eles mostram que conhecem a fundo cada uma das práticas operacionais que integram a logística e conseguem potencializar seus conhecimentos por meio de recursos tecnológicos, aumentando a produtividade e gerando insights positivos para a empresa.

Eficiência no fluxo de informações e materiais

O fluxo de informações de uma organização é de extrema importância para as operações logísticas. Em uma loja virtual, por exemplo, os produtos disponíveis para os clientes só podem estar à mostra na vitrine se, no estoque, existir determinado artigo.

A informação gerada pelo profissional da área de estoque precisa chegar para a equipe que atua em vendas e na parte comercial. Assim, você evita prejuízos como o desperdício de tempo do consumidor e diminui os gastos com ações de retenção de clientes.

Por isso, manter um fluxo contínuo de informações dentro da empresa ou até realizar a integração dos seus sistemas com os sistemas de seus parceiros é crucial para o bom andamento das operações, onde qualquer problema pode representar um aumento considerável nos custos.

Modernização dos processos logísticos

O profissional que tem familiaridade com ferramentas como ERP, WMS e TMS tem maiores chances de sucesso no mercado de logística. Diversos processos, como roteirização, recebimento, expedição, armazenamento e até mesmo a gestão da contratação de frete (que, até pouco tempo, exigia grandes esforços por parte do colaborador e demandava muito tempo de trabalho) passam a ser feitos em soluções online.

No caso da roteirização, por exemplo, você pode contar o TMS Tracking para reduzir custos e ganhar tempo a partir de uma roteirização automatizada, que permite:

  • Simular preço, prazo e distância;
  • Ajustar as suas preferências de entrega e as restrições de frota e de carga;
  • Otimizar a distância percorrida e o tempo de entrega, aumentando a qualidade;
  • Efetuar roteirizações com o menor número possível de veículos da sua frota;
  • Analisar percursos, alertando a viabilidade de cada rota.

Por sua vez, a gestão de fretes traz o conceito da nuvem, com muito mais benefícios do que os diretamente relacionados à infraestrutura, pois uma plataforma 100% web, como o TMS LINCROS, facilita muito a troca de informações entre as empresas envolvidas no processo de transportes.

Confira algumas dessas vantagens:

  • Os embarcadores podem disponibilizar cotações online para suas transportadoras;
  • As transportadoras têm acesso ao mesmo sistema do seu cliente (embarcador) e, assim, conseguem acompanhar eventuais mudanças nos seus processos de cobrança;
  • Os consumidores das mercadorias podem acompanhar de forma centralizada a sua entrega.

Ou seja, o desenvolvimento tecnológico, voltado para atender às operações logísticas, também oferece soluções que contribuem para a melhoria, agilidade e confiabilidade dos processos. Nesse aspecto, a logística na nuvem é mais uma alternativa criada para aprimorar as rotinas, os processos e os resultados relacionados à logística.

Além disso, por meio de recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento web e tecnologias mobile, o TMS LINCROS garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras.

A tecnologia para o profissional de logística

A logística e a tecnologia andam de mãos dadas na busca por melhores resultados, tanto nos processos internos (operacionais e administrativos) quanto nos externos (relação com os clientes) de uma empresa.

A troca de informações e o bom gerenciamento do fluxo de materiais permite à empresa reduzir custos logísticos, bem como aperfeiçoar o serviço praticado pela equipe, que trabalha com maiores chances de acerto e a possibilidade de melhorar a relação com os consumidores e a entrega de informações ao cliente.

Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da transpoBrasil

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.