Gestão de transporte: como um TMS pode impactar sua operação

 

A gestão de transporte é um dos principais pontos estratégicos da logística. Desde o processo de produção até o momento do transporte da carga, as empresas realizam uma série de operações. 

 

Cada uma delas tem papel fundamental no desempenho da organização no mercado e está relacionada com a qualidade do serviço entregue ao consumidor. Ao unir todas essas funções e, consequentemente, potencializar a qualidade do trabalho desenvolvido, podemos dizer que o embarcador cumpriu com a sua função: tornar a empresa competitiva.

 

A prática da gestão de transporte implica decisões sobre como movimentar produtos acabados entre diferentes pontos. E, por trás de toda rota, existe um planejamento e despesas a serem quitadas, como o frete, por exemplo. 

 

Por isso, não é suficiente apenas se preocupar com o deslocamento eficaz das mercadorias, mas também com o cumprimento de prazos, a transparência dos custos e o desenvolvimento de um bom relacionamento entre fornecedores e clientes. Ou seja, o serviço de transportes é um dos mais complexos dentro da cadeia logística.

 

Então, mesmo que a integração dos setores seja de extrema importância para que a empresa consiga otimizar suas atividades, é preciso entender que o transporte sempre será uma função importante no processo, pois é por meio dele que o objetivo logístico é atingido: o produto, com qualidade, chegar na hora certa e no local certo, com o menor custo possível.

 

Já para as empresas transportadoras, atingir o nível exigido pelos embarcadores ainda é um desafio, pois existem alguns fatores que impactam na decisão de contratação e na satisfação em relação aos serviços de transporte. Confira a seguir tudo que você precisa saber para realizar uma gestão de transporte eficiente:

 

Gerenciamento das operações

 

O sucesso na entrega dos produtos aos comerciantes ou consumidores depende diretamente da atuação do embarcador. 

 

Para realizar um bom gerenciamento de transportes, ele precisa ter estruturado um planejamento estratégico de controle do fluxo de materiais, dos estoques em processo, dos produtos acabados e, ainda, definir qual a melhor forma para o escoamento das mercadorias. 

 

Ou seja, o processo é bem mais complexo do que apenas contratar uma boa transportadora. Até porque a logística ideal pode ser mais complexa do que, simplesmente, optar pelo transporte rodoviário. Eventualmente, a empresa encontra a melhor opção logística utilizando mais modais e dividindo o transporte em mais trechos.

 

O embarcador precisa estar por dentro de tudo que acontece durante o deslocamento dos produtos, efetuando a gestão de transportes, a análise de malhas, rotas e transportadoras, assim como a gestão de prazos e entregas. Com o TMS Embarcador LINCROS, é possível fazer tudo isso e assegurar a eficiência de todos esses processos.

 

Os custos com a logística numa gestão de transporte

 

O transporte de produtos é uma das etapas da logística que exige mais investimentos e gera despesas significativas para a empresa.

 

Para reduzir os valores investidos em ativos fixos, ou seja, no transporte de cargas, é preciso classificar os tipos de cargas transportadas e fazer o cálculo de melhores rotas de acordo com a localização geográfica, tipo e volume de mercadorias a ser transportada.

 

Além das rotas, é preciso analisar de uma forma mais dinâmica quais alternativas a empresa possui para reduzir o volume de cargas fracionadas, maximizando o potencial de utilização de veículos fechados. 

 

A complexidade de realização desta tarefa é muito grande, pois envolve a capacidade de visualizar a possibilidade de junção de entregas de regiões próximas, avaliando a taxa de ocupação dos veículos e a tendência de demanda sazonal ou recorrente e fazendo a comparação de todos os custos envolvidos na formação de viagens fechadas e das cargas fracionadas.

 

Ou seja, o leque de alternativas para a redução dos custos logísticos é grande, mas o desafio de implementá-las também. As estratégias de melhoria logística tornam-se viáveis quando a empresa está amparada por tecnologia em sistemas especialistas, como no caso do TMS LINCROS. Somente assim é possível compilar de uma forma ágil todas as informações sobre suas rotas, permitindo simular e analisar novas alternativas logísticas.

 

O transporte pode comprometer a qualidade da logística

 

Para que todo o trabalho exercido até o momento do escoamento da produção tenha continuidade, é preciso operar de forma eficaz no transporte das mercadorias. A gestão nessa área deve acontecer de maneira eficiente e estratégica, pois de nada adianta você ter uma mercadoria de qualidade em mãos sem que ela chegue no prazo certo ao consumidor.

 

Além disso, é fundamental e faz toda a diferença, possuir um bom planejamento de toda a operação e ainda, uma gestão de transportes em tempo real. Fazendo com que sua operação seja beneficiada com eficiência e produtividade devido à sua boa gestão de transportes, resultando na satisfação dos clientes!

 

E por fim, tudo isso deve ser metrificado. Pois o que não é medido, não pode ser melhorado! Assim, os indicadores de desempenho se têm como essenciais para bons resultados nos processos logísticos. O que pode se tornar fator chave para aumento da produtividade e melhorias contínuas na sua operação logística de transportes!

 

Quer beneficiar sua operação com eficiência, produtividade e automatização? Solicite uma demonstração das nossas soluções e um de nossos consultores entrará em contato com você!

 

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: