Gestão de PDV: aprenda a integrar de forma ideal

Distribuidor e gestão de PDV devem enxergar a cadeia como um todo se pretendem uma parceria de sucesso. Quando distribuidor e gestor de varejo conseguem visualizar todo o processo, eles podem detectar oportunidades de negócios e identificar necessidades do parceiro ou cliente com muito mais facilidade.Por mais que o varejo esteja focado no sell-out, também precisa atentar para o sell-in e comunicar suas demandas e necessidades. Da mesma forma, o distribuidor precisa ter conhecimento do consumo no fim da cadeia, para que possa se preparar adequadamente. A união desses dois membros da cadeia é um dos primeiros passos para potencializar as vendas. Muitas vezes, informações vindas do PDV, por exemplo, podem se tornar fatores decisivos na tomada de uma decisão da indústria ou mesmo da distribuidora.

Para que essa integração se torne realidade, algumas ações devem ser tomadas, como:

Comunicação constante entre distribuidor e gestão de PDV

A comunicação entre distribuidor e gestão de PDV é essencial para que o índice de devoluções, por exemplo, seja o menor possível. Outro fator importante aqui são as preferências de entrega de cada PDV, que só serão conhecidas pelo distribuidor se houver uma conversa entre ambos.

Pedidos com antecedência

O varejo não pode depender de sorte para que não haja ruptora de estoque ou produtos faltantes nas prateleiras. É preciso que o pedido seja feito com antecedências para que o distribuidor tenha tempo hábil para efetuar a entrega.

Prever mudança de consumo em datas especiais

Alguns produtos têm a demanda aumentada em datas especiais, como dia das mães, dia dos namorados ou páscoa. Nessas datas, certamente haverá um replanejamento, que deve ser previsto antes que comecem a faltar mercadorias nos PDVs ou mesmo nos armazéns.

Compartilhar informações

Varejistas possuem relatórios de consumo, saída e entrada de produtos etc. Essas informações podem fazer toda a diferença para indústria e fornecedor. Saber o consumo em um determinado PDV pode, por exemplo, influenciar na contratação de mais pessoal, compra de veículos ou mesmo aumento do espaço do armazém. Em datas especiais, podem-se fazer alterações temporárias para atender a demanda.

Ficou com dúvidas sobre integração entre distribuidor e gestão de PDV? Escreva sua pergunta no blog.

 

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: