A gestão de entregas de alimentos afeta sua operação?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

É fato, um dos pilares para o sucesso do seu negócio é a eficiência de entregas para seus clientes. E sem um processo de gestão de entregas de alimentos, isso se torna ainda mais crítico por se tratar de um cenário com muitas variáveis e um nível de complexidade de carga maior.

Para esse segmento não basta somente um rígido planejamento, mas também, é necessário o primeiro passo: um acompanhamento da execução para garantir o sucesso de toda a operação. Sendo assim, você sabe os impactos que a falta de um acompanhamento de entregas gera em sua operação logística?  

Previsto vs Realizado

Um bom planejamento é alimentado por informações da operação, nesse cenário, a gestão de entregas de alimentos é essencial para garantir a otimização do processo antecedente à distribuição.

É preciso garantir que sua operação de campo esteja alinhada com o que foi programado. Além de trabalhar em conjunto para sinalizar as variáveis que não foram consideradas no planejamento e foram encontradas durante a execução. 

Alguns exemplos são o tempo de descarga em cliente, vias restritas, entre outras variáveis que podem impactar a performance da sua entrega. 

Nesse cenário, softwares especialistas são grandes aliados que se integram e realizam a retroalimentação de informações do que foi previsto e realizado, refinando e garantindo mais eficiência no planejamento. 

Atraso nas Entregas

Para esse segmento, já sabemos que as entregas são mais delicadas. Nisso, é preciso atenção para manter seus parceiros e distribuidores abastecidos com sua mercadoria para revenda. Além disso, atrasos constantes nas entregas pode gerar frustrações com seus clientes, afetando suas próximas vendas.

Nova call to action

Em casos de grandes revendedores, geralmente é necessário cumprir uma janela de entrega e um horário dedicado ao recebimento de suas mercadorias. Em muitos casos essa é uma regra bem rígida, sendo cobrada por estes grandes clientes do cumprimento dos horários estabelecidos. 

Controle de Temperatura

O segmento alimentício tem uma complexidade bastante significativa no transporte, podendo levar em uma única viagem cargas secas, refrigeradas e congeladas com as cargas mistas.

Para manter a qualidade e validade de seus produtos é necessário manter um controle cauteloso do transporte, garantindo a integridade da carga.

Sem dúvida é preciso preparar sua equipe de entregas para ficar atenta a esse importantíssimo detalhe, além de possuir canais de comunicação do qual o motorista consiga sinalizar qualquer problema com a refrigeração da carga.  

Para operação com um nível significativo de entregas, softwares que monitoram a entrega podem ser um grande aliado, monitorando a temperatura da carga e permitindo uma atuação rápida sobre qualquer anomalia.  

Comunicação em tempo real

Como já sinalizado acima, a sinergia entre as equipes de planejamento, monitoramento e campo são de extrema importância para garantir um excelente resultado em suas entregas. Criar comunicações facilitadas podem aliviar uma série de dores de cabeça dentro da sua operação.

Um ponto importante ao elaborar seu meio de comunicação com o motorista, é pensar em ferramentas que permitam rastreabilidade de informação e armazenamento de histórico. Esse simples detalhe pode facilitar suas análises de melhorias assim como resgatar informações importantes para uma tomada de decisão. 

Redução de Devolução

Muitas vezes, a devolução é resultado da incapacidade da equipe de acompanhamento atuar em uma ocorrência em tempo real. Esse fator muitas vezes impossibilita uma negociação simples ou o redirecionamento da mercadoria devolvida para outro cliente, evitando a devolução.

Para isso é importante encontrar formas de ter uma gestão a vista sobre a operação, conseguindo visualizar em tempo real as ocorrências de devolução.  Neste caso se torna indispensável a utilização de um software para centralizar as informações para equipe de logística, mesmo possuindo uma operação reduzida. 

Com isso, é possível perceber a complexidade de toda a gestão de planejamento e entregas de uma operação logística no setor alimentício. Afetando a agilidade e produtividade de todos os processos.

Mas afinal, a eficiência da sua operação é afetada com os processos manuais de gestão de entregas? Solicite uma demonstração gratuita e transforme sua operação de entregas.

Últimos posts por Rafael Wilhelm Wöstehoff (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.