3 soluções para criar uma frota inteligente na sua empresa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Frota inteligente é sinônimo de economia e agilidade nas entregas. Mas o que seria uma frota desse tipo? Depende muito da necessidade de cada empresa, mas acreditamos que, para um atacadista distribuidor, signifique entregas corretas em menor tempo e com o menor custo possível. No post de hoje, separamos três soluções para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Sistema roteirizador

Se a intenção é reduzir o custo do transporte, um roteirizador é essencial. Esse sistema consegue calcular as melhores rotas – ou seja, mesmo destino em menos tempo e distância – e reduz custos com combustível e manutenção dos veículos. A solução pode, por exemplo, agrupar automaticamente locais de entrega próximos e definir a ordem de cada pedido para que o veículo não precise passar duas vezes pelo mesmo local ou mesmo duas equipes diferentes façam entregas em locais muito próximos.

Gestão de armazéns

Para gerir armazéns, a ferramenta mais indicada é o WMS (Warehouse Management System). Esses sistema é usado para o gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos e pessoas. Os principais benefícios são o aumento da produtividade e queda do custo em todos os processos de centros de distribuição.

Com a implantação, o atacadista distribuidor é capaz de coletar dados eletronicamente, tendo visibilidade e rastreabilidade de produtos em tempo real. Com a padronização dos processos no centro de distribuição, a comunicação com o varejo também é facilitada.

Rastreamento e acompanhamento da frota

O rastreamento de veículos via GPS/GPSR já está bem difundido no Brasil, embora algumas empresas ainda não tenham aderido ao sistema. Como já falamos aqui no blog, a empresa de materiais de construção Butterfield Lumber reduziu o índice de uso indevido da frota de 48% para 23% após a implantação do sistema. Essa redução prova que bem diferente de uma medida punitiva, o acompanhamento da equipe ensinou os colaboradores a respeitarem as rotas de entrega.

Você tem alguma outra solução para tornar uma frota inteligente? Compartilhe sua sugestão nos comentários.

Crédito de imagem: sarangib/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.