Frete Spot: de vilão à aliado estratégico para as empresas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Frete Spot é um vilão das estratégias de sourcing de grandes empresas. Isto porque, ocorre em sua maioria, para atender demandas não planejadas, fora de contratos vigentes e com custo elevado, devido a urgência. 

Na logística, o frete spot atua de forma diferente e pode ser um aliado a redução de custos, entenda como. 

Gestão Logística

Na gestão logística, as negociações de prestação de serviço de transporte de cargas ocorrem em formatos anuais realizados via BID de Transportes, com uma ou mais transportadoras. A divisão de demandas pode ser regional, pelo tipo de transporte executado e perfil de carga.

Na precificação das tabelas de tipo de frete, os transportadores utilizam as informações da volumetria de carga para estimar as demandas e assim, compor seus fretes. Nessa composição, são inseridos os custos de execução dos transportes e adicionalmente, incluídas taxas diversas.

Por se tratar de uma condição de frete projetado para uma demanda estimada, os valores cobrados de tabelas contêm a margem de segurança para que os transportadores trabalhem com resultados positivos. 

Negociação de Fretes

A negociação de contratos de frete com as respectivas tabelas se torna interessante para as demandas regulares e gera menor esforço de análise dos gestores. Visto que, as avaliações são feitas uma única vez. 

Vale ressaltar a importância da conferência dos valores acertados, quando as operações iniciam e os transportadores executam as cobranças. Softwares de auditoria de frete são grandes aliados para garantir a assertividade nas conferências e para os pagamentos representarem a realidade planejada quando avaliação da negociação foi executada. 

Também é importante para acompanhar se o perfil da carga estimado na composição da tabela é o mesmo que está sendo operacionalizado, gerando as reduções de custos prevista. 

A formalização dos contratos de transporte garante segurança de atendimento operacional e condições de avaliação do nível de serviço prestado. O frete SPOT pode ser adicionado na estratégia de uma empresa, visando maximizar os resultados.

Quando o frete spot pode se tornar um vilão ou um aliado?

Fatalmente, o frete SPOT é utilizado como alternativa para atender demandas emergenciais, em localidades que não existe negociação prévia. Ou ainda, para viabilizar a logística de um produto com especificações fora do padrão. Nessas situações, o valor do frete consome grande fatia da margem de venda do produto e por sua vez, é visto como fator de desorganização e ausência de planejamento. 

Nesse contexto, ele é um vilão da estratégia e se corriqueiramente utilizado, distancia as metas de economia. 

Contratações Spot de Frete como estratégia

Porém, a demanda de Frete SPOT pode e deve fazer parte da estratégia das empresas. Como? Quando utilizado para negociar o frete mais atrativo com todos os ofertantes. 

O planejamento de uma demanda requer tempo e conhecimento dos fatores para a análise dos custos. Ao se antecipar a um volume de cargas excepcional ou a explorar um novo território, a cotação spot é um meio de negociação eficaz. 

Na cotação spot são relacionados os prestadores de todos os serviços aptos a execução do transporte, que ao receberem as informações detalhadas do objeto transportado, estimam preço e prazo de atendimento.

Nessas condições, como há concorrência direta, o transportador retorna a sua melhor oferta a fim de ganhar o processo seletivo. É o custo de oportunidade para ambos, em muitos casos, o transportador opta por ofertar um frete vantajoso, por se tratar de um frete retorno ou operação casada. 

Para um novo entrante, também é uma oportunidade de demonstrar a qualidade de serviços prestados e garantir um contrato anual futuro de transporte. 

Como estratégia do embarcador, é importante não demonstrar emergência no retorno dos valores, por caracterizar necessidade extrema e onerar os custos. 

Planejamento e tempo são fundamentais para uma boa negociação. 

Outra ocasião que também se usa o frete spot a favor, é quando a carga tem um dimensionamento atípico, ou volume expressivo, em comparação a média transportada. 

Como citado logo no início deste artigo, as tabelas são confeccionadas para demandas médias, e quando há mudança no perfil da carga, é essencial cotar. 

O custo do frete tabelado pode explodir a margem. Portanto, acione os transportadores homologados para determinada região, informe o que deseja transportar e receba as melhores ofertas. 

Para alguns segmentos, frete SPOT é intrínseco nas estratégias logísticas. 

Alguns segmentos de mercado posicionados em corredores de carga que enfrentam as oscilações de oferta e demanda de caminhões para a execução dos transportes, utilizam o frete SPOT como estratégia natural. 

Isso pelo fato de que os transportadores não oferecem preços tabelados por não conseguir manter as políticas de preço. E ainda, pela oportunidade que os embarcadores têm em negociar melhores fretes. 

Nesses casos, as negociações são feitas com transportadores autônomos ou transportadoras que contratam terceiros ou agregados, que reforça os cuidados com seguros de mercadoria e as legislações que envolvem essas operações. 

O frete SPOT se bem planejado e negociado, traz ganhos operacionais e financeiros. É importante estar atento às demandas de cargas transportadas e sair da zona de conforto de tabelas de frete para operações não convencionais. Além disso, pensando logisticamente as opções mais viáveis de transporte fazem parte dos desafios diários de uma equipe de logística fugaz. 

Quer automatizar sua contratação de fretes e trazer resultados significativos para sua operação? Entre em contato conosco!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.