Equipe de transporte: segue as orientações da roteirização?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O engajamento da equipe de transporte é fundamental para o sucesso na implantação de uma ferramenta de roteirização. Para o planejamento dar certo, é preciso seguir todos os passos de maneira rígida. Em um roteirizador, cada caminho escolhido, o tempo utilizado para carga e descarga, os horários para pausa e a ordem de atendimento fazem a diferença.

No entanto, é percebido na prática que nem sempre os motoristas estão dispostos a cumprir com o que é proposto pela ferramenta.

Especialmente os mais experientes e com mais tempo de casa tendem a realizar o serviço a seu modo e são resistentes quanto a efetividade da ferramenta. Nesse momento, é preciso ter calma e compreender que esse processo é absolutamente comum. Porém, algumas dicas podem ajudar a tornar esse processo mais fácil:

5 dicas para promover o engajamento da equipe de transporte

Em qualquer mudança é necessário atenção especial ao engajamento da equipe. Isso deve ocorrer principalmente quando se trata da implantação de uma nova tecnologia que impacta diretamente no trabalho do dia a dia. A resistência em relação ao roteirizador tende a acontecer por conta do perfil dos motoristas. A maioria deles já têm uma forma própria de trabalho e não compreende os benefícios, por isso alguns cuidados são fundamentais:

1- Explicar o propósito

É muito mais fácil conquistar o engajamento da equipe quando todos entendem o propósito de uma mudança. É fundamental mostrar com clareza como a ferramenta funciona, quais benefícios ela traz e como ela impacta diretamente nos resultados. Nesse momento é preciso convencê-los de que a intuição muitas vezes não é a melhor conselheira quando se trata de gestão de tempo e que um roteirizador pode ajudar a tornar o trabalho muito mais rápido e simples.

2 – Deixar claro que há benefícios para ambos

Um dos impactos imediatos da implantação de um roteirizador é a redução de horas extras dos motoristas. Esse ponto pode ser visto como positivo ou negativo, dependendo do perfil dos funcionários. Justamente por esse motivo, as estratégias para engajamento da equipe nesse quesito precisa ser visto com cuidado.

É preciso levar em conta o impacto financeiro que a mudança traz. Porém, é possível sensibilizar a equipe com o argumento de que, com horários mais programados, será possível ter uma jornada mais regular e uma programação de vida mais equilibrada.

3 – Fazer o treinamento adequado

Muitas vezes a resistência ao engajamento da equipe de transportes surge da dificuldade em lidar com a tecnologia. Funcionários que não estejam habituados a manusear smartphones tendem a sentir-se intimidados. E podem achar que não vão conseguir executar o trabalho com a mesma eficiência.

Contudo, um treinamento é indispensável para a implantação do software. Tenha a certeza de que todos dominam a nova tecnologia e que se sentirão seguros para executar o trabalho. Um período de adaptação, nesse caso, é recomendado.

4 – Incentivar feedbacks

Caso sinta que algo não está bem e que o engajamento da equipe não está ocorrendo da maneira como deveria, é hora de verificar o que está acontecendo. Questione as pessoas individualmente ou em grupo. Saiba onde está a dificuldade, não tenha medo de mudar de ideia, promover novos treinamentos ou mudar processos. Muitas vezes uma simples conversa pode trazer a solução e melhorar a relação dos funcionários com a ferramenta.

5 – Questionar-se sobre a efetividade da ferramenta escolhida

Há momentos em que a resistência dos funcionários em seguir as orientações propostas pelo roteirizador não é sem fundamento. Ferramentas que não têm o alinhamento adequado com a realidade tornam a relação planejado x executado muito distante, o que dificulta o trabalho, ao invés de ajudar. O roteirizador da Lincros dificilmente traz esse problema, já que é ajustado de modo a contemplar a realidade encontrada à campo e pode ser customizado de acordo com os feedbacks e necessidades exclusivas de cada cliente.

Por isso, ao optar por uma ferramenta de roteirização, verifique se ela atende todos os requisitos necessários. Acima de tudo, para que a qualidade do serviço prestado pela equipe seja ainda melhor.

Caso tenha interesse em melhorar a performance da sua equipe de transportes, entre em contato conosco.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.