Devolução em tempo real: diminua custos e fidelize clientes

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Promover a devolução em tempo real é uma importante atitude para a fidelização de clientes. Já falamos outras vezes aqui no blog que a satisfação do cliente é essencial no trabalho de uma distribuidora. Dessa forma, estabelecer relações de confiança e passar segurança é crucial para a manutenção ou não da relação.

A devolução em tempo real nada mais é do que criar mecanismos para que, se mesmo com todos os cuidados, a carga não chegue da forma que o cliente pediu, a devolução possa ser negociada no próprio local da entrega.

Como promover a devolução em tempo real?

Ao encontrar o lote com algum problema, o mais comum é que o cliente precise devolver toda a carga e esperar todo o trâmite de transporte e entrega novamente. Essa burocracia não é vantajosa nem para o cliente, nem para a distribuidora. Além da relação abalada pelos transtornos causados, arcar novamente com custos de transporte é um grande prejuízo. Quando há uma ferramenta que permita realizar a devolução em tempo real, o próprio motorista pode intermediar a negociação de devolução.

Se apenas uma parte da carga estiver com problemas, o cliente pode ficar com a outra que lhe interessa. E apenas realizar a devolução daquilo que não quer. Algumas empresas oferecem inclusive descontos caso esse acordo seja feito. A devolução em tempo real é uma atitude simples, mas que pode gerar muitos benefícios para as empresas, pois as entregas mal sucedidas costumam representar uma fatia grande de prejuízo. Conheça a empresa que reverteu R$ 47 mil em devoluções em apenas um mês.

Fidelização dos clientes

Quando há a devolução em tempo real, a confiança do cliente aumenta, já que o transtorno que ele terá com a parte faltante da carga será menor. É evidente a importância de se impedir esse tipo de problema, mas ele é praticamente inevitável.

Se a principal causa são as avarias, vale observar aspectos como embalagem e armazenamento, que podem estar danificando os produtos. Para auxiliá-lo, leia nosso material sobre distribuição e entrega de peças frágeis. Uma relação honesta e próxima melhora a reputação da sua distribuidora.

Caso o problema seja recorrente, será preciso tomar outra atitude. E ainda, buscar a causa, mas sempre tratando diretamente com o cliente. Quanto mais burocracia e empecilhos para resolver problemas simples, menores as chances do cliente comprar com você novamente.

Qual a sua opinião sobre a devolução em tempo real? Deixe um comentário para nós.

Quando se fala sobre trazer benefícios para sua operação de transportes com ferramentas que auxiliem a gestão logística de transportes, a Lincros pode auxiliar com um TMS para a gestão logística de transportes completo!Entre em contato conosco!

Crédito da imagem: flok85/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.