Cuidados necessários no Transporte de Bebidas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Para você conseguir realizar uma distribuição adequada, levando em conta os cuidados necessários no transporte de bebidas, você precisa conhecer a natureza do que está conduzindo. Apenas assim conseguirá identificar as características de cada uma delas.

As necessidades para embalagens de transporte, a fragilidade de cada componente, o tempo que cada uma pode permanecer de fato em rota, entre outros pontos importantes.

As bebidas alcoólicas possuem em sua composição oálcool comum, cujo princípio ativo é o etanol. Elas diferenciam-se umas dasoutras principalmente pelas matérias-primas utilizadas em suas produções epelos diferentes teores alcoólicos.

O vinho por exemplo é produzido pela fermentação da uva em tonéis de madeira, que impedem que o etanol entre em contato com o oxigênio do ar. Do contrário, haveria a oxidação do etanol, transformando-o em vinagre. Seu teor alcoólico e os diferentes tipos de vinhos devem-se aos diferentes tipos de uvas utilizados na sua produção.

Fragilidade da carga X embalagem apropriada

A embalagem de transporte tem um papel fundamental no processo logístico de bebidas. É ela uma das principais responsáveis por minimizar perdas no traslado. Assim, permitindo que chegue intacta e sem quebras e avarias no ponto de venda.

Por exemplo, a grande maioria dos vasilhames são de vidro (tratando-se de vinhos) e podem quebrar facilmente durante o transporte. Outros também podem estourar seus vasilhames devido à pressão exercida internamente. Por isso, precisam ficar protegidos do calor. Por conta disso nos transportes marítimos, cujas viagens são longas (mercadorias vindas do exterior para o Brasil), o isolamento térmico faz parte do processo de transporte, composto por mantas térmicas que por sua vez tem como principal fator o isolamento contra o calor.

Planejamento de rota levando em conta os cuidados necessários no transporte de bebidas

Quanto mais tempo as bebidas e matérias-primas permanecerem em trânsito, maiores serão as chances de ocorrer algum tipo de problema, podendo comprometer a qualidade da finalização. Dessa forma, presteza e agilidade na entrega são diferenciais competitivos para qualquer empresa.

Outra característica que evidencia é o planejamento pontualda rota de entrega. Pelo tipo de material (vinho) ser consideravelmente pesadoe haver dificuldades no deslocamento, principalmente quando se há destinosdiversos, esse planejamento se torna fundamental para realizarmos as entregascom maior agilidade e segurança, no menor tempo possível.

Com o planejamento correto conseguimos evitar danos ao veículoe na carga, diminuir os riscos de trabalho para o motorista, economizarcombustível e consequentemente reduzir custos na operação logística.

Lembre-se: a logística pode gerar sempre grandesdiferenciais competitivos no mercado e colocar sua empresa acima dosconcorrentes no setor. No ramo de transporte de bebidas, isso é fundamental, jáque o setor nacional é repleto de empresas que estão inseridas nessa área. Contecom uma empresa experiente para efetuar o seu tipo de transporte.

Cuidados especiais na Distribuição – Tipos de veículos ideais para o transporte

Ao iniciar o processo de transporte desses tipos de carga  para os centros distribuidores, a carroceria ideal é a do tipo sider, também conhecida como lonado. Este modelo facilita a carga e a descarga bem como o manuseio de itens paletizados, onde a mercadoria poderá ser facilmente manipulada e com auxílio de aparelhos (empilhadeira) para suporte.

Para a distribuição para os pontos de vendas recomendamos que o veículo possua carroceria fechada em aço ou alumínio. Além disso, a garantia das carrocerias fechadas conta com proteção da carga contra a chuva e pó que obrigam a limpeza e secagem da carga e, também, contra os raios de sol que alteram a coloração e sabor das bebidas e o produto chega ao ponto de venda com as mesmas características com que foi produzido.

Quer continuar transformando sua operação levando em conta os cuidados no transporte de bebidas? Faça download do nosso material gratuito:

Karina Eufrázio Kuth
Últimos posts por Karina Eufrázio Kuth (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

logística reversa

Afinal, o que é logística reversa?

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, é o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia dos custos, dos
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.