O que é o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CT-e

O CT-e é um documento digital usado para manter e informar as prestações de serviço de transporte de cargas por modal. O Conhecimento de Transporte Eletrônico tem validade em todo o Brasil e passou a ser obrigatório para contribuintes do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias).

O documento em papel relativo ao transporte rodoviário (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) foi substituído pelo eletrônico, que só vale juridicamente se houver a assinatura digital do emissor. O novo sistema beneficiou todos os envolvidos na prestação de serviço de transporte, já que além da redução de custos de impressão do documento fiscal, houve também a facilidade maior para o arquivamento dos mesmos.

Imagine que um atacadista distribuidor emita 100 CT-e por dia. Em um mês, haverá aproximadamente 2 mil conhecimentos, totalizando cerca de 120.000 ao final de 5 anos. Além do custo do arquivamento digital ser muito menor do que o custo do processo físico, a facilidade em encontrar algum documento específico quando solicitado é muito maior, otimizando o tempo para a recuperação e o intercâmbio das informações. Lembre-se que é obrigatório manter em arquivo digital todos os CT-es emitidos pelo prazo estabelecido por lei.

Outro grande benefício do CT-e é a redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira já que agora a fiscalização é eletrônica. O CT-e também vai impulsionar o relacionamento entre distribuidores e varejistas por causa do uso de padrões abertos de comunicação via internet e pela segurança que uma certificação digital proporciona.

Para os dois integrantes da cadeia de distribuição, o número de erros de digitação e informações equivocadas tendem a diminuir. Com a nova ferramenta, as empresas poderão adaptar seus sistemas para extrair as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso pode representar redução de custos de mão de obra e reduzir falhas humanas.

Se você tem alguma dúvida sobre o CT-e, pode acessar a sessão de perguntas e respostas do site da Receita Federal ou deixar sua pergunta nos comentários.

Crédito de imagem: Unsplash/CC

como a tecnologia pode ajudar sua empresa a reduzir custos

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.