
Blog
Como reduzir custos na logística de alimentos
9 de ago. de 2022
Reduzir custos é o desejo de todos os gestores de empresas. E no transporte de alimentos, este também é um grande desafio. Quer saber como solucioná-lo? Confira aqui!
O transporte de alimentos é um grande desafio, principalmente quando se trata de alimentos perecíveis, caso em que todo o processo necessita ser realizado de forma ainda mais cuidadosa para que não haja nenhum prejuízo com a perda dos produtos que estão sendo transportados.
Os cuidados vão desde o tempo de entrega que precisa ser respeitado, até a forma de manuseá-los. E é nesse momento que a logística de alimentos precisa organizar cada processo. É por isso que hoje, neste artigo, vamos ajudar você a aprender como reduzir os custos na logística de alimentos sem que haja danos financeiros para a empresa.
Tenha uma boa leitura!
5 dicas para reduzir os custos logísticos na sua empresa
Confira abaixo as 5 dicas que preparamos sobre como reduzir os custos logísticos e promover a mudança necessária para que a sua empresa alcance patamares maiores do que o esperado.
1. Frete
Sabemos que a gestão das tabelas de fretes e a negociação de preços ainda são um gargalo no transporte rodoviário. Sem o uso de uma tecnologia para otimizar essa negociação, a operação acaba ficando limitada.
Com o uso de um software para a gestão da logística do transporte, por exemplo, é possível obter dados e análises mais corretas, encontrar transportadoras que se enquadrem melhor às necessidades do transporte, obter negociações mais assertivas e economizar tempo e dinheiro, deixando de lado processos manuais.
2. Implemente um processo de roteirização da carga eficiente
A roteirização de cargas ajuda a melhorar o desempenho do processo de transporte. O tempo de viagem é um fator primordial quando se trata de envio de gêneros alimentícios, o que é um desafio no planejamento de rotas. Para otimizar esse processo é possível contar com a tecnologia através de sistemas de roteirização de entregas.
Estabelecer boas rotas é uma tarefa difícil sem o uso de boas ferramentas. Dependendo do trajeto do transporte, muitos empecilhos podem surgir. Com o uso da roteirização é mais fácil abranger todas as variáveis para obter o melhor planejamento de viagem, otimizar a distância e os custos.
Essa prática pode trazer diversos benefícios, como:
Redução de custos logísticos;
Melhor aproveitamento da frota;
Maior número de entregas em menos tempo;
Maior qualidade do serviço;
Diminuição do desgaste dos veículos.
3. Utilize as ferramentas certas para monitorar e gerir as entregas
A garantia de que a carga e o motoristas chegarão ao destino com segurança é uma preocupação constante das empresas. Sistemas de monitoramento de cargas já são bastante utilizados para auxiliar na garantia da integridade do que é transportado e do trabalhador.
Com um sistema de monitoramento ou uma Torre de Controle integrada com um sistema de rastreamento, é possível acompanhar todo o trajeto, saber a localização exata do veículo em tempo real, monitorar a temperatura, acompanhar a velocidade, receber alertas de situações ocorridas em rotas, como: previsão de chegada, paradas não programadas, atrasos, anomalias e outros, estabelecer comunicação com o motorista e resolver intercorrências com agilidade e fazer a gestão de pátio.
4. Invista em uma auditoria automatizada
Já se foi o tempo em que a auditoria dos transportes precisava ser feita de forma manual. Hoje em dia existem tecnologias de auditoria e gestão de pagamento de fretes que ajudam a reduzir significativamente o tempo gasto com essa tarefa, além de evitar o pagamento de taxas indevidas e diminuir em até 20% a conta frete. Uma economia e tanto para a empresa, não é mesmo?
5. Invista na capacitação da sua equipe
Por último, mas não menos importante, sabemos que quanto mais uma equipe for capacitada, melhores serão os benefícios e mais eficiente será sua atuação.
Investir na capacitação dos seus funcionários ajuda a qualidade do serviço a ser melhor, além de reduzir custos desnecessários para a empresa.
E você, já está pronto para reduzir os custos na logística de alimentos da sua empresa?
Pronto! Agora você já conhece os 5 passos essenciais para ajudar quando o assunto é atuação eficiente e redução de custos. Mas é claro que existem outras estratégias que podem também ser implementadas para conseguir ajudar a sua empresa.
Quer descobrir quais são elas? Basta entrar em contato com um de nossos especialistas que eles irão te ajudar.
Tenha um Roteirizador completo na sua operação logística!
Fale com um especialista Lincros