Como aumentar as vendas do seu E-commerce com um TMS

Que a logística é um pilar extremamente estratégico para qualquer negócio nós já sabemos, agora, você já se perguntou como podemos utilizar essa área para impulsionar vendas e fidelizar clientes? Se você é gestor ou analista de um negócio de E-commerce, esse é um ponto necessário a se pensar.

No processo de venda eletrônica faz-se necessário uma série de estratégias para atingir-se os resultados esperados; ainda mais com uma concorrência acirrada e um universo de lojas virtuais. O consumidor acaba tendo vasta gama de opções na hora da compra, bastando apenas uma breve pesquisa para decidir fechar com você ou seu concorrente. É justamente nessa hora que todas as áreas da empresa se movimentam para tornar seu serviço mais atrativo, buscando processos e ferramentas para alavancar as vendas e tornar a sua oferta mais desejável. Consequentemente, por isso, nós viemos te apoiar na tomada de decisão mais estratégica pro teu negócio.

Mesmo que pareça óbvio, a logística ainda não é bem explorada no segmento de E-commerce, segundo a E-commerce Brasil, cerca de 90% dos consumidores já deixaram de efetuar uma compra por conta dos prazos e valores do frete. Neste momento, o mercado acredita chegar em uma equação sem respostas, tornando-se refém de somente uma opção de transporte e deixando na mão clientes destas e de outras regiões. Uma pesquisa da ABCOMM, revela que cerca de 80% dos empreendedores brasileiros ainda são reféns da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Este é um dado inquietante, ainda mais após o anúncio de aumento de 8% a 50% nos valores dos serviços disponibilizados pelos Correios.

Com esse compilado de dados conseguimos identificar a dificuldade do comércio eletrônico em efetuar as negociações com os transportadores, além de não conseguir disponibilizar melhores opções de transporte para seu consumidor. Por isso, a E-commerce Radar mostra em uma pesquisa realizada em 2017, onde destaca que 48% dos consumidores eletrônicos deseja ter mais opções de frete e que este também é o responsável por mais de 80% dos carrinhos abandonados no e-commerce brasileiro.

E aí, identificou que o frete é um vilão na sua operação? Vem com a gente e revelamos como é possível não perder mais vendas devido a absurdos valores de frete dentro do seu comércio eletrônico.

Negociar uma tabela de frete é algo extremamente complexo, faz-se necessário um olhar criterioso para conseguir visualizar todos os fatores que impactam os valores e prazos para uma infinidade de destinos. Muitas vezes os embarcadores acabam efetuando um BID de negociações desvantajoso, impactando diretamente na sua conta frete. Ainda assim, para executar essa negociação temos uma significativa aplicação de esforço e tempo para análise dos dados e reuniões com todos os players envolvidos no processo. E é exatamente neste ponto que o módulo BID de Negociações da nossa plataforma vai ajudar. Utilizando este módulo, o embarcador consegue executar uma RFI (Request for Information) eletrônica, descrevendo todas as exigências necessárias para credenciar um novo fornecedor em sua carteira além de uma RFP (Request for proposal) para análise. Recebidas as propostas e aprovados os fornecedores que atendem a suas demandas, pode-se executar uma simulação de histórico com as propostas recebidas, entendendo os destinos e valores que aquele transportador oferece.

Outro ponto importante é a capacidade da plataforma em compreender outros modais, isso possibilita recorrer a outras formas de transporte que podem ser mais vantajosas e estratégicas para seu e-commerce.

Com as tabelas de frete bem negociadas precisa-se enfrentar outro desafio, efetuar o cálculo do frete para uma infinidade de pedidos, vinculando e mostrando sempre a melhor opção para cada um deles. Para isso o Módulo de Calculadora de Frete da nossa plataforma se integra às demais plataformas de e-commerce, mostrando sempre a melhor opção de frete para seu cliente, e não somente com relação ao valor, mas também sobre custo benefício e prazo de entrega. Todo esse processo ocorre de maneira automatizada e simples, possibilitando sua equipe a sair da operacionalidade e focar em ações e tomadas de decisão estratégicas para sua empresa.

E aí, entendeu como a automatização pode agregar na sua operação? Então fica de olho nas nossas publicações aqui no Linkedin, logo vamos falar sobre acompanhamento de entregas automatizado e como isso pode influenciar a experiência do seus cliente com sua marca.

Autores: Camila Hort Montebeller – Sales Development Representative
Rafael Wilhelm Wöstehoff – Inside Sales Representative

Referências:

https://inboundcommerce.com.br/aumento-do-valor-frete-dos-correios-e-commerce/
https://abcomm.org/pesquisas/
http://neomove.com.br/ftpUpload/uploads/E-book%20Atlas%20E-commerce%20Radar%202017.pdf
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/impacto-do-frete-e-commerce-brasileiro/

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: