Como ter mais controle sobre a coleta de mercadorias?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O sucesso da operação logística está diretamente atrelado a pontualidade das entregas, que por sua vez depende da coleta de mercadorias e do transporte de cargas, dentre outros fatores. Mas, em resumo, para que toda a cadeia funcione perfeitamente bem é fundamental ter informações exatas sobre cada uma das etapas do processo. É aí que entra e tecnologia. Com um software especializado é possível:

  • acompanhar o percurso da carga;
  • identificar imprevistos em tempo real;
  • notificar o cliente sobre atrasos e antecipações;
  • ampliar a segurança do carregamento;
  • garantir a pontualidade das coletas.

Neste post vamos apresentar os diferenciais de um software especializado para um monitoramento inteligente. Você vai perceber que é possível resolver problemas de comunicação com motoristas e otimizar as viagens a fim de garantir a pontualidade das coletas.  

Erros comuns na coleta de mercadorias e gestão de entregas

Uma das maiores dificuldades que as empresas enfrentam é fazer o acompanhamento da operação logística no papel. Afinal de contas, não é possível visualizar nada em tempo real. Portanto, encarregados e gestores não têm o controle efetivo sobre a coleta de mercadorias e muito menos sobre as entregas. Isso porque falta de comunicação com os motoristas é outro agravante, que também dificulta o gerenciamento de devoluções.

Outro erro muito comum na gestão de entregas é acreditar que só grandes empresas precisam de um sistema logístico. A partir do momento que a companhia começa a fazer entregas, já deve pensar em organizar e estruturar os processos. Afinal de contas, o propósito de toda organização é crescer e o ideal é que seja de forma eficiente.

Por outro lado, existem profissionais que compreendem a importância da tecnologia para simplificar os processos logísticos. No entanto, optam por soluções generalistas, que por fim acabam não sendo tão efetivas quanto poderiam. Se a sua empresa ainda se enquadra em alguma dessas situações que citamos já está mais do que na hora de resolver essas questões e ter mais controle sobre a coleta de mercadorias e entrega ao cliente final.  

Como a tecnologia otimiza a coleta de mercadorias

A coleta de mercadorias é algo muito dinâmico. Por isso, quando uma empresa consegue desempenhar um bom trabalho costuma se destacar no mercado. E, com uma logística eficiente é possível otimizar as viagens, garantir a pontualidade na coleta de mercadorias e até aumentar a produtividade da equipe entregas.

Não há dúvidas de que a tecnologia simplifica a operação logística. Mas, é natural surgirem alguns questionamentos sobre qual a tecnologia mais adequada para o seu negócio. Por isso, é importante conhecer os diferenciais de um sistema especializado no monitoramento da coleta de mercadorias e entrega ao cliente final.

Respeito aos prazos

Esse é um dos fatores determinantes para otimizar a coleta de mercadorias e conquistar a satisfação dos clientes. Principalmente, porque que o atraso pode gerar problemas para o embarcador. Afinal, ele planejou o carregamento e contou com a liberação do espaço para receber novos produtos. Com um sistema específico para a gestão de entregas é possível agendar coletas e acompanhar o seu status em tempo real.

Prevenção de falhas no embarque

O software especializado também contribui para evitar falhas comuns no embarque de mercadorias, como: erros no agendamento da coleta, ausência de equipe para fazer o carregamento e atrasos. O grande diferencial da tecnologia é a rastreabilidade total, que proporciona o acompanhamento de todo o processo em tempo real.

Visibilidade da entrega

Com um software de gestão de entregas é possível conectar dispositivos móveis, motoristas e a central de monitoramento. Essa conexão aumenta a visibilidade da operação, pois otimiza as atividades do motorista que pode se comunicar mais facilmente com a central.

Gerenciamento de imprevistos

A comunicação com a central é determinante para a resolução de eventuais imprevistos. Por isso, é imprescindível monitorar os veículos em tempo real. Esse acompanhamento do trajeto percorrido possibilita identificar falhas que podem impactar na coleta de mercadorias. Isso permite a central de monitoramento entrar em contato com o embarcador a fim de renegociar prazos e evitar transtornos.

Agora você que você já sabe como ter mais controle sobre a coleta de mercadorias é hora de escolher um software especializado em logística.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.