Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em empresas de logística de todos os portes. Os coletores de dados em geral são aparelhos de fácil manuseio e que cabem na palma da mão. Eles coletam e armazenam todas as informações que antes estariam registradas em uma planilha, por exemplo. A precisão e agilidade das informações é crucial para o sucesso das entregas, por isso o método antigo estava muito mais sujeito a erros.

A coleta de dados na distribuição se dá por meio de etiquetas fixadas nas mercadorias. Através desses códigos, um simples toque do aparelho dá acesso a informações tais como:

  • Procedência e destino da mercadoria

Saber de maneira fácil e rápida evita erros ou transtornos no momento de carregar os caminhões. Ao serem transportados, os produtos sempre passam por uma conferência. Quando há um coletor de dados, esse processo é muito mais rápido e confiável.

  • Localização no armazém

Alguns sistemas de coleta de dados na distribuição permitem acessar informações sem estar perto do produto. Isso facilita a busca dentro de um armazém sem ter que ficar olhando item por item.

  • Contagem/inventário

Ao receber um pedido, o fornecedor precisa saber se ele está disponível e em qual quantidade. Sistemas de coleta de dados na distribuição permitem o registro e o acesso dessas informações.

Investir em um coletor de dados com certeza é uma necessidade nos dias de hoje. A tecnologia tem levado os processos logísticos a níveis espetaculares de precisão e reduzem erros a quase zero.  Com treinamento adequado das equipes e a escolha do aparelho certo, certamente sua empresa irá oferecer um melhor serviço e os clientes ficarão mais satisfeitos.

A sua empresa usa sistemas de coleta de dados na distribuição? Quais são? Conta pra gente nos comentários!

Crédito da imagem: Mobile Futures/cc

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: