Por que certificar a entrega para o cliente

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Quem trabalha com entregas sabe que nem sempre é possível honrar o prazo acordado com o cliente. Imprevistos comuns na estrada, como congestionamento provocado por acidentes ou mesmo obras na pista, atrasam a entrega dos produtos para o cliente e podem abalar a credibilidade do fornecedor. Entretanto, se ele souber o que está acontecendo com sua equipe, pode deixar seu cliente informado dos problemas e evitar um abalo na confiança da sua empresa. Nesse post vamos abordar a importância de certificar a entrega para o cliente.

Para auxiliar na comunicação, existem programas capazes de fazer uma ponte entre motorista e central. Seja por meio de mensagens de texto ou por apontamentos específicos como parada para almoço, acidente, defeito no veículo, depósito bancário etc.

Essa comunicação permite que o gestor de operações tenha ciência do que aconteceu. Desse modo, a central pode tentar estimar um novo prazo de entrega para o seu cliente sabendo exatamente o que aconteceu com a frota. Quando há falta de informações, gera-se uma desconfiança por parte do cliente que demanda tempo para ser retomada. Algumas vezes, a credibilidade é afetada de tal forma que a empresa não consegue mais restabelecê-la.

Com um simples smartphone ou um teclado logístico, o motorista envia informações sobre problemas encontrados no caminho para a central. O gestor também pode localizar o veículo em tempo real. Imagine que um varejista ligue para a central perguntando por que seu pedido ainda não chegou. Imediatamente, o gestor acessa no sistema qual é o caminhão responsável pela entrega, verifica o status da entrega e a localização dele no mapa. Se o veículo estiver a 50 km do local de entrega, por exemplo, a central pode estimar por sua conta o tempo aproximado de chegada do veículo até o estabelecimento. Sabendo disso, pode repassar ao varejista a informação e também os motivos pelos quais a entrega está atrasada.

Quando há boa comunicação e informações atualizadas, a central pode atuar o mais rápido possível e tomar decisões importantes mais assertivas. Dessa forma, a empresa mantém o cliente ciente da operação, o que colabora para uma relação de confiança duradoura.

E você? Como certifica a entrega para o cliente? Deixe sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem:  reynermedia/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.