Carga fracionada ou lotação: qual a melhor opção logística?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A gestão de estoques e flutuação de demandas tem grande influência na decisão por carga fracionada ou carga lotação. Dessa forma, é preciso conhecer o mercado consumidor, entender o comportamento dos concorrentes e definir a estratégia de atuação. 

Quando o estabelecimento recebedor é adepto ao conceito de estoque enxuto ou o consumo é determinado por oscilações de tendências, a frequência nos envios e a fração dos lotes tende a ser maior, neste caso, a carga fracionada se torna a opção viável. Nos cenários onde há produção em maior escala, é natural que a concentração nos lotes transportados seja maior e a opção pelo tipo de transporte de carga fechada se torne ideal. 

Dadas as afirmações acima, no cenário de sua empresa, como decidir pela melhor opção logística?

 

Primeiros conceitos

Primeiro, vamos conceituar as diferenças entre cargas e termos logísticos – carga fracionada e carga lotação. 

É a carga fracionada que determina a modalidade de transporte onde é feito o envio de mercadorias em quantidades menores. Estas, sozinhas não ocupam toda a capacidade de carga do veículo ou equipamento utilizado para realizar o transporte.

Modalidade em que há o preenchimento de toda a capacidade de carga de um veículo (carga completa) ou equipamento com a carga de apenas um cliente é conhecida como carga lotação. E na modalidade de transporte de carga lotação há a entrega direta para um destino.

Após conceituarmos, sugiro 3 ações que podem ajudar a definir a melhor estratégia para sua empresa.

 

Avaliação de volumetria: Carga fracionada ou lotação? 

Através do histórico de faturamento de um período determinado, é possível entender o comportamento dos embarques que sua empresa fez. De forma analítica, analisa-se o tamanho dos lotes transportados, a frequência em que são enviados para o mesmo cliente. Além disso, quais regiões concentram o maior número de envios e a representatividade no faturamento total da empresa. 

A primeira etapa consiste em estratificar um relatório com as informações de forma macro. Assim, a medida que os números são abertos em detalhes é possível medir o quanto do volume transportado é atendido de forma fracionada e o quanto como lotação. 

Vale ressaltar que não precisa ser ou uma opção ou outra. Dentro do seu perfil de negócio, pode ser entendido que os dois modelos operacionais atendem e corroboram para uma eficiência logística (custo operacional x nível de serviço).

Em posse dessas informações, se torna factível a identificação do perfil dos transportadores para o atendimento operacional e a negociação dos custos de transporte. 

Após segregação do perfil de escoamento, outra avaliação é fundamental. Os lotes que foram transportados de forma fracionada, atenderam a estratégia da empresa ou apenas representam um desequilíbrio logístico?

O descompasso nos estoques e/ou a desinformação entre os setores comercial e logística podem refletir uma estratégia errada e encarecer a conta frete da sua empresa. Isso porque o frete fracionado tende a ser tarifado em faixas de peso e valores mínimos. Estes são os gatilhos usados pelos transportadores para uma segurança financeira da operação. Além das generalidades dos fretes que representam taxas variáveis, costumeiramente altas. 

Além dos custos, é importante avaliar se houve um ganho estratégico no nível de serviço, ou seja, seu produto chegou antes do ponto de venda, do que o produto do concorrente? 

 

Estratégia logística alinhada com a estratégia comercial

Há um grande dilema nas empresas: Comercial quer vender e entregar o mais rápido possível e a logística quer otimizar os custos logísticos. No entanto, é vital que haja sinergia entre os objetivos das áreas de uma empresa e alinhamento de estratégias. Isso porque se há descompasso nesse ritmo, o planejamento se perde e não há ganhos de nenhuma forma. 

Quando na avaliação de volumetria entende-se que o fracionamento dos lotes não foi estratégico para o negócio, percebe-se a ruptura de objetivos. 

Como o custo logístico é subtraído do lucro da empresa, se o resultado for ruim, retorna como aumento do custo do produto e perde-se vantagem competitiva no mercado. 

 

Carga Fracionada no LAST-MILE

Quando avaliamos os grandes volumes e o comportamento dos embarques, podemos identificar a concentração de envios por região e com base nesses dados. Assim, é possível mudar a estratégia de escoamento. Entendendo que há concentração nos envios para macrorregiões, sugere-se o formato de transferência. Por exemplo: a carga lotação para CD ou operadores logísticos, e no last-mile, utilização do frete fracionado. 

Para grandes distâncias, a negociação do frete lotação tende a ser uma opção mais vantajosa. Pois não há ociosidade do veículo e destina-se a um único ponto de entrega, e o custo do frete fracionado no last-mile também é menor, dado o encurtamento das distâncias. 

Nesse formato de atendimento operacional, observa-se uma melhora na performance de prazos de entrega e redução de possíveis sinistros e avarias, risco eminente no transporte fracionado de longas distâncias. 

Avaliar o passado e planejar o futuro nunca foi tão importante como tem sido nos dias atuais. Conhecer de forma cirúrgica o tipo de carga de sua empresa e baseado nisso montar uma estratégia logística, é um diferencial competitivo, pensando em alternativas de otimização de transportes. 

Tem dúvidas sobre o transporte de cargas fracionadas e lotação? Comenta aqui!

Quer ter uma gestão centralizada das suas tabelas de frete, economizando tempo e reduzindo custos? Entre em contato conosco! 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.