Carga consolidada: facilite o transporte e diminua os custos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Carga consolidada é um conjunto de mercadorias que precisam ser entregues em um mesmo local e por isso podem ser agrupadas como se fossem um só objeto. No que diz respeito à documentação, elas também se torna única, mas especifica os itens presentes na carga e deve ser emitida pela empresa que fez a consolidação. A principal vantagem de optar por essa modalidade de transporte é a redução de custos, mas nem sempre a carga consolidada se configura na melhor opção de transporte e torna-se inviável.

Quando optar pela carga consolidada

Apesar de apresentar diversas vantagens, nem sempre optar pela carga consolidada é a alternativa mais viável. O primeiro ponto a ser observado é a natureza da carga. É importante pensar se transformá-la em carga consolidada não poderá danificar o produto de alguma forma. Em seguida, analise se optar pela consolidação trará vantagens em relação ao espaço físico dentro do modal. Por fim, compare e constate se realmente será vantajoso financeiramente optar pela consolidação. Veja se há a alternativa de escolher a cobrança por peso ou por unidade da carga e escolha aquela que será a opção maia vantajosa para você.

Quais são as vantagens da carga consolidada?

Optar por ela é vantajoso por vários fatores que resultam em redução de custos. Entenda por quê:

    • Manuseio mais fácil – uma carga transformada em uma unidade é transportada de maneira também única, o que facilita movimentações.
    • Diminui o número de pessoas envolvidas– quando a carga está muito fracionada, muitas pessoas acabam sendo envolvidas. O carregamento de uma carga pode até exigir o auxílio de uma máquina, mas será feito de uma vez só e de maneira muito mais rápida.
    • Economia de espaço – já mencionamos que quando opta-se pela carga consolidada há de se fazer um estudo sobre o espaço. Na maioria das vezes, consolidar a carga é muito mais vantajoso porque permite colocar mais mercadorias em um mesmo modal.
  • Menos maquinário – as cargas consolidadas acabam seguindo o mesmo padrão de tamanho e peso. Por esse motivo, as máquinas necessárias acabam sendo em menor número do que se houvesse uma variedade grande de produtos.
  • Maior controle – é muito mais fácil controlar a movimentação de alguns módulos de mercadorias do que centenas de produtos espalhados. Optar pela carga consolidada facilita a organização do layout do armazém e torna os processos mais simples.

Além dessas vantagens também há outras consequentes como economia de combustível, pedágio e manutenção se o caminhão tiver que fazer menos viagens por conta do melhor aproveitamento de espaço. Evitar erros como a falta ou atraso de mercadorias que estão em caminhões diferentes e muitos outros.
Qual a sua opinião sobre carga consolidada? Conte para nós nos comentários.

Crédito da imagem: PublicDomainPictures/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.