Análise preditiva da cadeia de suprimentos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Já falamos aqui no blog sobre a importância de coletar e analisar dados para aprender com os erros. Mas a análise preditiva na cadeia de suprimentos, ou seja, a análise feita com o objetivo de prever resultados não tem sido muito utilizada pelas empresas de logística.

É o que mostra o estudo global Leveraging Supply Chain Data for Competitive Advantage. Que analisou dados da área de Compras e Suprimentos com o objetivo de gerar vantagens competitivas para as empresas. Segundo eles, mais de 40% das empresas pesquisadas avaliam apenas o desempenho de ações passadas e não tentam prever resultados de ações que ainda vão acontecer.

Um dos problemas apontados pela pesquisa foi a falta de capacidade dos sistemas adotados pelas empresas. Menos de 10% sentiram que tinham ferramentas flexíveis o suficiente para analisar riscos na cadeia de suprimentos. Um bom sistema precisa oferecer condições para observar processos com distanciamento, ou seja, ter uma visão global a ponto de identificar onde estão os erros e promover ações para que eles não aconteçam mais.

Uma análise preditiva eficiente prescinde de dados concretos sobre onde a empresa já errou e onde está errando. Prever não significa acertar sempre, mas tentar evitar contribui para que a cadeia de suprimentos seja cada vez mais eficiente. Crie uma rotina de análises preditivas na sua empresa ou o faça sempre que for incluir algum processo novo. Os resultados virão à medida que os erros previstos consigam ser evitados.

Sua empresa trabalha com análise preditiva na cadeia de suprimentos? Conte para nós!

 

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.