4 temas que um bom profissional de logística precisa conhecer

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Atualmente, a área de logística funciona como parte estratégica do negócio e, por isso, deve ser muito bem estruturada para gerar resultados positivos. E, na base da organização do setor está o profissional de logística, que precisa estar cada vez mais preparado para alcançar melhores performances, conhecendo os principais assuntos do mercado. Confira, a seguir, os principais temas que devem estar dominados pelo profissional de logística:

 

1 Logística integrada

Um dos conceitos mais conhecidos atualmente é a logística integrada, que tem como proposta integrar todo o processo logístico, desde a origem dos produtos até a chegada às mãos do consumidor final. Essa prática, portanto, está totalmente relacionada à comunicação dentro da empresa. Com as pessoas mais próximas, trabalhando em conjunto, é possível ter um maior compartilhamento de informações, o que é essencial para que em menos tempo você tenha melhores resultados de negócio.

Além disso, com a logística integrada, alguns processos antes tidos apenas como atividades operacionais, como o controle de estoques, agora são parte estratégica da empresa. É possível ser muito mais eficiente na gestão dessa atividade quando se tem pleno conhecimento sobre o que acontece na área de produção, por exemplo.

Em resumo: ao aplicar a logística integrada no seu negócio é possível acompanhar o andamento de cada um dos processos produtivos da empresa. Assim, com uma visão do todo, o profissional de logística tem diversas vantagens: pode ter maior controle sobre o fluxo dos produtos; operar com maiores índices de produtividade; reduzir os custos da empresa ao fazer com que investimentos não sejam desperdiçados em estratégias erradas; e aumentar a lucratividade ao apostar nas melhores estratégias logísticas e reduzir os custos, principalmente os operacionais.

 

2 Logística inbound e outbound

A diferença entre essas práticas pode ser entendida como: as atividades logísticas que precisam ser feitas antes da própria matéria-prima chegar na fábrica e aquelas que devem ser controladas internamente (as operações logísticas realizadas pela própria embarcadora depois de ter o produto em mãos). Entenda melhor, a seguir:

Logística inbound representa as operações relacionadas ao fluxo de materiais e informações que saem dos fornecedores de matéria prima até o recebimento dessas mercadorias na fábrica. Portanto, ela trata da gestão de transporte desses materiais e, por isso, leva o profissional de logística a controlar o seu recebimento e a descarga, a estruturar as janelas de abastecimento e planejar o retorno das embalagens.

Logística outbound é aquela relacionada a todas as operações realizadas após a o processo produtivo, ou seja, tudo aquilo que é feito depois de ter o produto pronto. Dessa forma, o profissional da área precisa iniciar o planejamento da distribuição até a chegada do pedido ao cliente final. Entre as suas responsabilidades estão: organizar e monitorar o transporte de mercadorias, contratar transportadoras, planejar as melhores rotas para a carga, escolher as melhores opções de frete e controlar as entregas.

 

3 Logística reversa

A logística reversa nada mais é do que o processo logístico realizado “ao contrário”, ou seja, todas as operações que envolvem o produto desde o ponto de consumo até o ponto de origem. Nesse cenário, o produto viaja no sentido inverso da rede de cadeia de abastecimento e, por isso, o embarcador precisa estar preparado para questões, como: planejamento, controle de custos, fluxos de matérias-primas e trajeto feito pela mercadoria.

Qualquer atividade relacionada ao momento pós-venda pode ser classificada como logística reversa. Quando um produto chega a casa do consumidor com defeito e ele devolve, a embarcadora responsável deve organizar a coleta e o transporte da mercadoria, assim como pensar no processo de reentrega do produto em boas condições.

A logística reversa também está relacionada com a manutenção do ciclo de vida do produto comercializado. É preciso planejar a produção e, da mesma forma, organizar o descarte adequado dos resíduos e materiais do ponto de vista ambiental, promovendo sua reutilização ou reciclagem. Os fabricantes de eletrodomésticos, por exemplo, devem prever como será a devolução, a reciclagem e a destinação ambiental adequada dos seus produtos, que podem ser reaproveitados e retornar ao ciclo produtivo da própria empresa.

 

4 Tecnologia aplicada à logística

A automação de processos vem invadindo diferentes mercados graças à possibilidade de otimizar operações e reduzir custos. E, na logística, isso não é diferente. Um dos recursos mais importantes hoje para as práticas das embarcadoras é o TMS (Transportation Management System), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte, que leva a empresa a melhorar a qualidade e a produtividade de todo o processo de distribuição. 

Com um software TMS qualquer embarcador pode diminuir o tempo destinado a atividades operacionais, como o controle de CT-es e faturas, assim como encontrar o melhor valor de frete para a proposta da empresa de forma automática: com um sistema de gestão não é preciso realizar o cálculo de frete e fazer comparações. Para isso, é preciso conhecer as funcionalidades que a ferramenta oferece e entender como ela pode ser eficiente para a sua empresa. Ao investir no software da transpoBrasil, o TMS LINCROS, sua equipe consegue focar em tarefas estratégicas, deixando operações repetitivas a cargo de um sistema completo e especializado.

Mas esses são apenas alguns benefícios do nosso software. Deseja saber mais? Entre em contato. Siga lendo o nosso blog e aprenda diferentes temas relacionados à logística que podem ser essenciais para a sua formação na área.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.