Autenticação de entregas: como implantar da forma adequada

Pensando em otimizar as operações de distribuição, as empresas estão buscando na área de TI soluções que centralizem informações e as disponibilizem em tempo real para a equipe. Uma delas é a autenticação de entregas (ou Proof of Delivery), que indica quando uma mercadoria chega ao seu destino final.

No caso da autenticação digital, há redução da burocracia e dos erros administrativos característicos de sistemas manuais pouco eficientes. O desafio pode estar na implantação do sistema, que deve vir precedida de um diagnóstico dos pontos fracos da distribuidora. Tais como o que precisa melhorar e do que pode servir de exemplo positivo. Neste post, iremos abordar algumas das etapas essenciais que envolvem a integração de um sistema de autenticação de entregar à empresa. São elas:

Levantamento de mercado

Avalie o custo x benefício das ferramentes disponíveis. Saiba exatamente o que você procura, do que precisa e o quanto pode pagar. Preocupe-se com o suporte oferecido no pós-venda e com a compatibilidade do seu ERP. Pergunte sobre manutenções e atualizações necessárias do software.

Análise de infraestrutura

Nesta fase, o profissional da TI pode detectar a necessidade de mais computadores e espaço na nuvem e com a adaptação aos recursos já existentes O gestor de RH deve se preocupar com a possível contratação e/ou realocação de colaboradores.

Diagnóstico de aderência

Analise e considere eventuais alterações de processos para adequação ao novo sistema de autenticação de entregas. A aderência pode acontecer em etapas: primeiro um setor e só depois os outros. Validando o nível de aderência do produto ao dia a dia, a empresa descobre o que precisa ser alterado para aumentar a aderência e eficiência do produto internamente.

Treinamento

Os colaboradores que irão usar o sistema precisam saber como ele funciona. Solicite um tempo para treinamento da sua equipe de entrega, pessoal da TI e central de monitoramento. Além do treinamento básico, ofereça cursos ou apostilas de capacitação e oficinas.

Se você quiser saber mais sobre o processo de implantação de um sistema completo para gestão de distribuidoras, entre em contato conosco!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: