6 passos simples para evitar o atraso nas entregas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Se você acompanha os conteúdos da Lincros já está acostumado a ouvir: A logística não é um custo operacional, mas sim um diferencial competitivo com seus concorrentes perante execução para o não atraso das entregas. Com a evolução do mercado, fornecer a mercadoria sem atrasos e o mais rápido possível é necessário. Ter uma logística como pilar estratégico para seu negócio resulta em satisfação e fidelização dos clientes. 

Para isso preparamos 6 passos para você evitar os atrasos nas entregas, e tornar a logística uma área altamente estratégica em seu negócio. 

Planeje suas rotas

O planejamento de rotas é fundamental para uma operação e deve considerar diversas variáveis que podem impactar a performance das entregas. Sendo algumas delas: velocidade de veículo, quilometragem a ser percorrida, janelas de desembarque e restrições de vias.

Este planejamento garante que a equipe de execução encontre o mínimo de imprevisto na realização das rotas, conseguindo ganhar tempo e efetuar as entregas dentro do prazo previsto. 

Além disso, a roteirização impacta em outros indicadores da empresa além da performance das entregas, como conta de  combustível, custo por rota e utilização desnecessária de frota.

Vale destacar que o planejamento de rotas é algo complexo, que impacta significativamente sua conta de transporte e fidelização de seus clientes. Por este motivo, empresas de todos os portes optam por softwares de roteirização, por conseguir considerar todas as variáveis e ter seus benefícios amplamente conhecidos no mercado.

Se você tem dúvida ao escolher uma ferramenta de roteirização, temos um artigo falando sobre os principais pontos a serem considerados nessa escolha.

Organize as chegas para carregamento de veículos

Após o planejamento de rotas dos embarques realizados, é fundamental ordenar a chegada dos caminhões em seu pátio e docas. Esse processo evita que os caminhões cheguem todos em um único horário, sobrecarregando sua equipe de expedição, docas e de pátio. 

Não agendar as chegadas dos caminhões, pode gerar enorme filas para carregamento, assim impossibilitando os veículos de saírem  para a rota e consequentemente atrasando a entrega.

Sendo assim, estabeleça uma grade de horários para carregamento de suas docas, organizando as chegadas dos carregamentos. Esse processo garante previsibilidade de chegadas de caminhões em sua operação. Assim, possibilitando que todas as áreas envolvidas se preparem, evitando filas e atrasos na saída dos caminhões do seu pátio. 

Monitore as entregas

Mesmo com o planejamento perfeito de suas rotas, é preciso garantir apoio ao motorista na execução. Muitos imprevistos podem surgir nas entregas,  como paradas não programadas, aumento de temperatura na carga, devoluções, baldeios etc. 

Todos esse fatores impactam a performance das entregas e podem ser resolvidos caso o motorista tenha comunicação com a central. Com um monitoramento eficiente sobre os caminhões em viagem, é possível garantir uma resposta rápida às ocorrências apontadas, minimizando atrasos em suas entregas.

Acompanhar as entregas é algo bastante moroso, mesmo para pequenas empresas. Mensagens por celular e ligações se demonstram ineficientes, não possibilitando uma gestão à vista e rastreabilidade de informação, ou seja, um total apagão sobre os veículos em rota. 

Por esse motivo empresas optam por sistemas especialistas, que sejam capazes de proporcionar a gestão à vista das entregas. Fazendo da entrega um diferencial competitivo importante para seu negócio, um aliado na fidelização de clientes e aumento do faturamento.

Compare planejamento e execução para aumentar a eficiência

Como todo processo implantado, após a execução se faz necessário a análise da execução, para identificar pontos do planejamento que necessitam ser refinados. Outro ponto importante é entender se o motorista está realizando o que foi planejado por sua equipe, um ponto crucial para a eficiência de sua cadeia. 

Para conseguir resultado cada vez mais expressivos, aumente a sinergia entre sua equipe de planejamento e execução. Faça com que seus analistas estreitem a comunicação com seus motoristas, assim mapeando as dificuldades encontradas pelos motoristas em rota.

Essa prática possibilita correções fundamentais em seu planejamento, como atualização de endereço de clientes, tempo de descarga etc. Software inteligentes já conseguem fazer essa comunicação automaticamente por integração do Monitoramento de entregas e Roteirizador, fazendo uma retroalimentação com as informações captadas na execução. 

Monitore a eficiência de transportadores e motoristas

Indicadores são fundamentais para tomadas de decisão e melhorias, mas um indicador deve ser priorizado quando o assunto é entrega. Os dados que se ligam a performance individual de transportadores e motoristas é extremamente preciosa para sua operação. 

É por meio desses dados que você conseguirá ter uma melhor análise individual de execução. Assim  entendendo motoristas/transportadores que estão tendo mais atrasos, avarias e devoluções. 

Por meio desses indicadores é possível entender a necessidade de trocar de transportadores ou capacitar melhor seus motoristas em campo. Pode ser um dado simples, mas evita que você seja mais assertivo em suas ações para aumentar a performance da entrega.  

Faça análise de indicadores para evitar o atraso nas entregas

Como já dito anteriormente, Indicadores são fundamentais para tomadas de decisão e melhorias. Por esse motivo tente encontrar forma de não perder dados importantíssimos de sua operação, como: Motivo de devoluções, paradas não programadas, quilometragem percorrida. 

É somente por meio dos indicadores que conseguimos aumentar significativamente nossas chances de acertos. Além disso, é por meio destes dados que conseguimos justificativas de mudanças e investimentos dentro da corporação. 

Gestores estão insistido significativamente na implantação de ferramentas capazes de ofertar BI, para uma análise cada vez mais refinada dos dados. 

Você pretende acabar com os problemas de atraso na entrega dos produtos? Faça download do nosso e-book sobre Roteirização Eficiente e melhore os processos e prazos de entrega da sua operação de transportes.

Últimos posts por Rafael Wilhelm Wöstehoff (exibir todos)

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.