Acompanhamento das entregas em tempo real: cada vez mais presente

É desejo de qualquer gestor saber o que está acontecendo com as operações que deve monitorar. Em tempos de soluções digitais, a possibilidade do acompanhamento das entregas em tempo real não ficaria de fora. Atualmente, existem meios de certificar as entregas simultaneamente. Isso significa que no momento que a equipe efetua uma entrega, ela pode informar o estado da operação imediatamente para a central, sem grande esforço.


 

Se esse serviço fosse todo baseado em ligações telefônicas, não seria nem prático nem possível em todos os casos. O serviço de roaming (quando o portador do celular encontra-se fora do estado de origem do número) costuma ser caro e a área de cobertura das empresas de telefonia móvel brasileiras não é um bom exemplo. Nesse caso, é preciso apostar em tecnologias mais recentes, como softwares gestores de entrega desenvolvidos especialmente para essa função.

Esse tipo de tecnologia permite à central a visualização do panorama das operações em uma mesma interface. Se o motorista precisou parar devido a algum problema mecânico no veículo, pode apontar em seu teclado logístico ou smartphone que parou por causa disso. A central vai saber o que houve e pode comunicar ao varejista que receberia a carga que a entrega pode atrasar. Quando a equipe de entrega precisa parar para o almoço, também indica. Isso significa comunicação eficiente e constante.

Reversão de Devoluções

Esse monitoramento é capaz, inclusive, de reverter devoluções. Quando se trata de um fornecedor atacadista de produtos perecíveis, por exemplo, e a entrega volta até a central de distribuição, os prazos de validade já estão contando. A chance de venda diminui, se não acabar, já que a validade pode atingir o prazo mesmo antes da nova entrega. Se a intenção de devolução for imediatamente sinalizada, o gestor pode negociar com o varejista para que não aconteça a recusa da mercadoria, antes que a equipe deixe o local sem a entrega efetuada.

Como reduzir devoluções no processo logístico?

O acompanhamento das entregas em tempo real é possível graças à tecnologia e facilita a vida do gestor, já que ele pode visualizar as operações na mesma tela do computador.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com nossa equipe que podemos lhe ajudar ou deixe seu comentário.

 

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: