5 atitudes para ter sucesso como profissional de logística

Entre as principais competências de um profissional de logística estão o pensamento estratégico e a habilidade de comunicar-se com vários setores. Porém, para ter sucesso nessa carreira é preciso ter atitudes que estão além das características que compõem o seu perfil: liderar, ser proativo e dinâmico.

Em posts anteriores você pôde conhecer tudo que é preciso para ser um profissional de logística, entender o que é preciso para ser bom nesse segmento e ainda compreender qual a importância da tecnologia para o trabalho desse profissional. Agora, a intenção é identificar as principais condutas adotadas por aqueles colaboradores de logística que desejam aprimorar suas capacidades técnicas, alcançar novos patamares e crescer profissionalmente.

O que um profissional de logística precisa fazer para crescer?

Ter uma carreira promissora é o sonho de qualquer profissional. Conquistar espaço dentro de uma organização, subir de cargo e tornar-se um colaborador estratégico para a empresa são os principais objetivos daqueles que almejam crescimento e reconhecimento nesse ramo da logística.

Para avançar e realmente ser um especialista completo, é necessário estar constantemente aprendendo. Ao demonstrar competência e se destacar nas suas tarefas, é comum que novas oportunidades surjam. Neste caso, o profissional que antes só atuava na parte operacional, pode ocupar posições técnicas ao adquirir mais conhecimentos, contribuindo para promover melhorias nos processos logísticos ou passar ao cargo de gestor, tornando-se líder e respondendo pelo desenvolvimento de uma equipe e seus resultados.

As duas posições são fundamentais para a empresa, mas, afinal, o que levou esses profissionais a crescerem e se destacarem? Confira 5 atitudes que os profissionais de logística precisam ter para alcançar sucesso em suas carreiras:

  1. Investir em capacitação: atualizar constantemente os conhecimentos que envolvem o seu trabalho significa estar à frente na corrida por um espaço no mercado. Aperfeiçoar aprendizados e buscar conhecer mais sobre as áreas integradas à logística por meio de capacitações são as melhores formas para se desenvolver profissionalmente. Até porque as empresas buscam, hoje, especialistas capazes de atuarem com excelência nas suas áreas de formação, mas também dinâmicos ao ponto de interagirem com os outros setores e transformarem ações em resultados ainda mais satisfatórios para a companhia.
  2. Superar expectativas: as empresas procuram encontrar profissionais multifacetados, com diferentes habilidades e realmente eficientes nas suas entregas. Por isso, é importante ser cada vez mais proativo e pensar de forma estratégica cada nova ação ou tomada de decisão. Isso faz com que você vá longe em uma empresa. Desde o profissional que está no setor operacional até os líderes da organização, todos precisam procurar a cada tarefa ser melhor, ou seja, superar expectativas. Traçar planos estratégicos, firmar parcerias, otimizar tempo, priorizar corretamente as atividades estão entre as principais atitudes que os profissionais logísticos podem ter.

  3. Manter uma rede de contatos qualificada: a cada nova interação é possível existir uma oportunidade de negócio para alavancar a sua carreira. Por isso, um dos pontos mais importantes para se destacar é mostrar um trabalho sério mas também interagir de forma agradável com as pessoas. A verdade é que criar uma rede de contatos qualificada pode ser o seu maior negócio. Dentro da empresa, ou fora dela, é pré-requisito cultivar um bom relacionamento com pessoas influentes e com poder de decisão. Conhecer as pessoas certas permite melhores indicações e até mesmo excelentes trocas de conhecimento.

  4. Avaliar possibilidades: almejar crescer em uma profissão está totalmente ligado a satisfazer as suas expectativas profissionais e também pessoais. Porém, de nada adianta você estar em uma organização que não está alinhada com os seus objetivos. É possível que os seus desejos de um profissional de logística não estejam de acordo com o funcionamento, com os planos de cargos e salários de uma empresa. Portanto, é preciso cada vez mais estar atento às suas próprias pretensões e ao que as companhias podem oferecer no momento de escolher o melhor caminho para a sua carreira.

  5. Mostrar esforço e divulgar resultados: além de realizar obrigações e mostrar seu potencial é preciso ser esforçado, atitude primordial para os dias de hoje. Não basta ter todos os conhecimentos técnicos e de gestão e não esforçar-se ao máximo para atingir bons resultados. Isso porque somente aqueles que demonstram competência ganham o mercado e é dessa forma que os profissionais conseguem melhores cargos. Muitas vezes, não é preciso avisar que se está fazendo isso. Os seus superiores imediatamente percebem quando você está se superando e demonstrando esforço. A oportunidade de revelar os bons números atingidos pelo seu trabalho podem estar em reuniões ou mesmo em um diálogo com o corpo diretivo.

E você, deseja crescer profissionalmente? Já pratica algum desses itens? Não? Então está na hora de começar. Para ser um profissional de logística cada vez melhor é preciso aprender a cada dia com as novidades que o mercado apresenta.

Confira também o e-book Afinal, quem é o profissional de logística? e saiba mais sobre o assunto. E continue acompanhando nosso blog, teremos sempre novidades e conteúdos muito úteis para você.

Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da Lincros.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: