4 temas que um bom profissional de logística precisa conhecer

Atualmente, a área de logística funciona como parte estratégica do negócio e, por isso, deve ser muito bem estruturada para gerar resultados positivos. E, na base da organização do setor está o profissional de logística, que precisa estar cada vez mais preparado para alcançar melhores performances, conhecendo os principais assuntos do mercado. Confira, a seguir, os principais temas que devem estar dominados pelo profissional de logística:

1 Logística integrada

Um dos conceitos mais conhecidos atualmente é a logística integrada, que tem como proposta integrar todo o processo logístico, desde a origem dos produtos até a chegada às mãos do consumidor final. Essa prática, portanto, está totalmente relacionada à comunicação dentro da empresa. Com as pessoas mais próximas, trabalhando em conjunto, é possível ter um maior compartilhamento de informações, o que é essencial para que em menos tempo você tenha melhores resultados de negócio.

Além disso, com a logística integrada, alguns processos antes tidos apenas como atividades operacionais, como o controle de estoques, agora são parte estratégica da empresa. É possível ser muito mais eficiente na gestão dessa atividade quando se tem pleno conhecimento sobre o que acontece na área de produção, por exemplo.

Em resumo: ao aplicar a logística integrada no seu negócio é possível acompanhar o andamento de cada um dos processos produtivos da empresa. Assim, com uma visão do todo, o profissional de logística tem diversas vantagens: pode ter maior controle sobre o fluxo dos produtos; operar com maiores índices de produtividade; reduzir os custos da empresa ao fazer com que investimentos não sejam desperdiçados em estratégias erradas; e aumentar a lucratividade ao apostar nas melhores estratégias logísticas e reduzir os custos, principalmente os operacionais.

2 Logística inbound e outbound

A diferença entre essas práticas pode ser entendida como: as atividades logísticas que precisam ser feitas antes da própria matéria-prima chegar na fábrica e aquelas que devem ser controladas internamente (as operações logísticas realizadas pela própria embarcadora depois de ter o produto em mãos). Entenda melhor, a seguir:

Logística inbound representa as operações relacionadas ao fluxo de materiais e informações que saem dos fornecedores de matéria prima até o recebimento dessas mercadorias na fábrica. Portanto, ela trata da gestão de transporte desses materiais e, por isso, leva o profissional de logística a controlar o seu recebimento e a descarga, a estruturar as janelas de abastecimento e planejar o retorno das embalagens.

Logística outbound é aquela relacionada a todas as operações realizadas após a o processo produtivo, ou seja, tudo aquilo que é feito depois de ter o produto pronto. Dessa forma, o profissional da área precisa iniciar o planejamento da distribuição até a chegada do pedido ao cliente final. Entre as suas responsabilidades estão: organizar e monitorar o transporte de mercadorias, contratar transportadoras, planejar as melhores rotas para a carga, escolher as melhores opções de frete e controlar as entregas.

3 Logística reversa

A logística reversa nada mais é do que o processo logístico realizado “ao contrário”, ou seja, todas as operações que envolvem o produto desde o ponto de consumo até o ponto de origem. Nesse cenário, o produto viaja no sentido inverso da rede de cadeia de abastecimento e, por isso, o embarcador precisa estar preparado para questões, como: planejamento, controle de custos, fluxos de matérias-primas e trajeto feito pela mercadoria.

Qualquer atividade relacionada ao momento pós-venda pode ser classificada como logística reversa. Quando um produto chega a casa do consumidor com defeito e ele devolve, a embarcadora responsável deve organizar a coleta e o transporte da mercadoria, assim como pensar no processo de reentrega do produto em boas condições.

A logística reversa também está relacionada com a manutenção do ciclo de vida do produto comercializado. É preciso planejar a produção e, da mesma forma, organizar o descarte adequado dos resíduos e materiais do ponto de vista ambiental, promovendo sua reutilização ou reciclagem. Os fabricantes de eletrodomésticos, por exemplo, devem prever como será a devolução, a reciclagem e a destinação ambiental adequada dos seus produtos, que podem ser reaproveitados e retornar ao ciclo produtivo da própria empresa.

4 Tecnologia aplicada à logística

A automação de processos vem invadindo diferentes mercados graças à possibilidade de otimizar operações e reduzir custos. E, na logística, isso não é diferente. Um dos recursos mais importantes hoje para as práticas das embarcadoras é o TMS (Transportation Management System), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte, que leva a empresa a melhorar a qualidade e a produtividade de todo o processo de distribuição. 

Com um software TMS qualquer embarcador pode diminuir o tempo destinado a atividades operacionais, como o controle de CT-es e faturas, assim como encontrar o melhor valor de frete para a proposta da empresa de forma automática: com um sistema de gestão não é preciso realizar o cálculo de frete e fazer comparações. Para isso, é preciso conhecer as funcionalidades que a ferramenta oferece e entender como ela pode ser eficiente para a sua empresa. Ao investir no software da transpoBrasil, o TMS LINCROS, sua equipe consegue focar em tarefas estratégicas, deixando operações repetitivas a cargo de um sistema completo e especializado.

Mas esses são apenas alguns benefícios do nosso software. Deseja saber mais? Entre em contato. Siga lendo o nosso blog e aprenda diferentes temas relacionados à logística que podem ser essenciais para a sua formação na área.

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: