4 pontos de atenção para ter um bom controle de entrega

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Fazer um bom controle de entrega significa enviar produtos aos consumidores de forma qualificada, ágil, com segurança e no menor tempo possível. Porém, esses fatores, que são essenciais para uma boa prática de entrega, só se tornam realidade no dia a dia de uma empresa quando são muito bem controlados e gerenciados.

Leia também: A importância da Gestão de Entregas na cadeia de suprimentos

Pensando nisso, separamos os principais pontos de atenção que levam as empresas a fazer um bom controle de entrega e oferecer um bom serviço aos consumidores finais. Confira, a seguir, quais são eles:

1. Segurança

Um dos principais pontos de atenção para um bom controle de entrega é a questão da segurança. De nada adianta você escolher a melhor transportadora para atender as demandas de negócio da sua empresa, se ela não é cuidadosa o suficiente para proteger a integridade da mercadoria.

Para isso, é importante monitorar e acompanhar os estágios da posição da entrega, garantindo maior segurança da carga. Ou seja, é preciso assegurar o controle de entrega, permitindo que as próprias transportadoras mantenham a empresa informada sobre o trajeto da mercadoria e o surgimento ocorrências, como avarias, atrasos, perdas ou devoluções, garantindo, assim, a satisfação do consumidor final.

Leia também: Impactos do perfil da carga na operação de transporte

 

2. Proatividade

Ser proativo não significa conhecer somente os desejos e características de compra do seu consumidor. A proatividade também está aliada a um bom controle de entrega. Afinal, se você não realiza uma boa gestão do envio das suas mercadorias, pode ser que não se torne eficiente o suficiente para suprir com as necessidades dos seus consumidores.

Prever que ocorrências de entrega podem acontecer a qualquer momento e estar preparado para isso, é uma forma de manter a proatividade da sua empresa. Estar a frente em situações críticas, conseguindo ser mais eficiente no controle de entregas, sem comprometer a expectativa do consumidor final, é um bom exemplo disso. E, ao investir em tecnologia, isso se torna totalmente possível.

 

3. Pontualidade

Um dos fatores mais relevantes – e também um ponto de atenção importantíssimo quando se trata de controle de entrega – é a pontualidade. Afinal, quem não deseja um produto encomendado na hora acordada?

Por isso, além de oferecer boas mercadorias, é preciso controlar os prazos de entrega e realizar um bom serviço de gestão para não enfrentar atrasos e receber reclamações. Acompanhar os estágios da mercadoria é essencial nesse caso, mas, para isso, é necessário encontrar soluções que permitem o conhecimento do passo a passo de entrega dos produtos da empresa.

 

4. Qualidade

A qualidade no processo de entrega é primordial e funciona a partir da combinação de um serviço de transporte eficiente com um bom controle dessa atividade. Por isso, no momento de embarcar seus produtos e enviar para seus consumidores, é preciso encontrar fornecedores e parceiros que estão focados em qualidade (e não apenas em redução de custo de frete – mesmo que esse seja um ponto muito importante também) e ainda realizar uma boa gestão dos processos de entrega. Como fazer isso de forma eficiente? Contando com o auxílio de soluções automatizadas, como um TMS.

Ou seja, com tecnologia, integração de dados e parceiros que investem em automação, qualquer empresa pode melhorar o seu serviço de entrega, eliminando uma série de processos logísticos, trabalhando de forma mais ágil, aumentando a satisfação do cliente e ainda liberando o setor logístico para atuar de forma mais estratégica.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o blog.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!

Deixe seu comentário

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.


Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.
Nova call to action

Recomendamos para você:

O que é redespacho?

Muitas pessoas têm dificuldade para identificar o que é redespacho e como isso acontece. E é uma dúvida muito recorrente de quem chega aqui na Lincros, por isso decidi escrever esse artigo para vocês.
All articles loaded
No more articles to load
lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa

Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

lincros

Conecte sua cadeia de transportes ponta a ponta

Uma plataforma. Controle total.