Desvios de rota são muito comuns na rotina de distribuidores e podem aumentar os custos de entrega e o tempo necessário para completar a operação. Existem algumas maneiras de evitar que essas mudanças de última hora sejam evitadas, ou, ao menos, não sejam tão frequentes ao ponto de prejudicar a produtividade da frota. Separamos 4 dicas para distribuidores que se preocupam com falhas nos processos logísticos e queiram solucioná-las. São elas:
1. Rotas bem definidas
As rotas devem estar claras para a equipe de entrega, seja em um mapa de papel ou em um sistema mais avançado. Sequência de entrega, postos de combustível disponíveis no caminho, local para almoçar e até para dormir podem ser definidos em uma parceria entre o gestor de entregas e a equipe. O importante é deixar avisado sobre a importância de seguir a rota como foi definida, a não ser que algum imprevisto aconteça durante a viagem.
2. Conhecimento das áreas de risco
Áreas onde é comum ocorrerem assaltos ou roubos de carga devem ser conhecidas e evitadas. Alguns sistemas disponíveis no mercado alertam o motorista antes de passar por uma área de risco. Outros ainda oferecem ao profissional um botão de “pânico”, que avisa à central do ocorrido e permite o travamento geral do veículo.
3. Monitoramento via GPS/GPRS
Usando das informações sobre latitude e longitude do veículos e das localidades que compõe uma rota é possível a criação de “cercas eletrônicas” que enviam um aviso ao controlador/central, informando-o a respeito de desvios de rota do veículo, evitando que o motorista percorra rotas não programadas. Isso garante que o planejamento da viagem seja realmente cumprido, ou seja, é uma forma de garantir que o custo previsto não será alterado.
4. Comunicação em tempo real
Se a equipe de entregas identificar a necessidade de desviar-se da rota, precisa de um meio de contato com a central. Os motivos para que ocorram desvios de rota são inúmeros, e por isso, devem ser comunicados ao gestor de entrega para que este pense em uma alternativa de trajeto e esteja ciente do acontecimento. Se um cliente liga para saber por que uma entrega está atrasada, por exemplo, o gestor pode informá-lo do imprevisto e manter a confiança e a credibilidade da distribuidora. Se você tem outra dica para acabar com os desvios de rota compartilhe sua sugestão nos comentários!
Crédito de imagem: wallyi/CC