Proof of Delivery é a formalização de que o pedido foi entregue, ou prova de entrega. Documentos assim não são mera formalidade. Mas a garantia para ambas as partes de que tudo ocorreu bem durante a entrega de um produto.
A tecnologia tem facilitado muito a relação entre distribuidor e cliente, e no caso específico do Proof of Delivery isso não é diferente. A existência de tecnologias que comprovam que o produto foi entregue ajudam a agilizar os processos. E aumentam a confiabilidade da operadora de entregas. A tecnologia vem para substituir o velho e bom “canhoto” de nota ou recebido de entrega.
Existem algumas maneiras de comprovar que uma encomenda chegou ao destino e uma das formas de Proof of Delivery baseada em tecnologias que vem crescendo é a por meio de Geoposicionamento. Com o caminhão rastreado, fica fácil saber onde ele foi, quais imprevistos aconteceram no caminho e que horas a entrega foi ou ainda será feita. Com informações corretas e precisas como essas, além de saber se a encomenda chegou ou não ao destino, a relação de confiança entre distribuidor e cliente melhora.
Outros sistemas de Proof of Delivery utilizam assinaturas digitais. Assim que o cliente recebe o produto e assina o documento, o responsável pela entrega digitaliza a assinatura.
Assim, envia para a central, que já dá baixa no sistema e muda o status da encomenda para entregue. Esse sistema é eficiente do ponto de vista da agilidade na troca de informações. Mas não permite o detalhamento que o Geoposicionamento oferece.
O que achou dos sistemas de Proof of Delivery? Conte para nós!