A demanda por agilidade nos processos e tomadas de decisão tem tornado o mercado mais competitivo e fomentado a inovação em todas as áreas. Para dominar esse cenário na logística e distribuição a dica é evoluir no planejamento e na gestão das informações da operação. Utilizar dados para otimizar a gestão e a operação é a chave para estar a frente dos concorrentes e manter a competitividade no mercado. E uma das ferramentas para isso é o roteirizador de frotas.
Desafios da roteirização
Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de transporte e distribuição está o planejamento de rotas. Além de prezar por rotas mais curtas, é preciso driblar o caos do trânsito das cidades, lutar contra o tempo em entregas emergenciais e até respeitar horários para circulação de determinados tamanhos de veículos. Com tantas variáveis, o atraso das entregas acabou se tornando um problema muito comum, mas que tem consequências graves para a sustentabilidade do negócio. O atraso implica na recusa do produto por alguns motivos, como:
- Insatisfação do cliente;
- Compra do mesmo artigo em outro local;
- Mercadoria com avarias ou com prazo de validade vencido.
E como evitar que isso aconteça? A solução é a gestão de frotas bem feita e isso inclui a roteirização inteligente da frota , uma técnica de otimização de recursos das transportadoras. A diferença da roteirização comum é que essa técnica visa reduzir também o tempo de transporte, o que reduz desperdícios. Como não é tão fácil escolher o melhor caminho manualmente, há soluções específicas para isso no mercado. Um roteirizador cria uma rota ou itinerário de um local a outro sempre levando em consideração o melhor modal (de carro, de moto, de bicicleta, de transporte público ou até mesmo associando meios de locomoção), a melhor rota (nem sempre é a mais rápida ou curta) e as prioridades da empresa.
Benefícios de um roteirizador de frotas
Abaixo, separamos os principais motivos pelos quais as empresas estão investindo em um
roteirizador de frotas.
Previsão de gasto e economia de combustível
A ferramenta calcula automaticamente as despesas, baseando-se no tempo da rota, quantia de combustível necessária e o preço. A economia vem da otimização da rota automatizada, isto é, da análise do melhor trajeto. O roteirizador considera fatores como trânsito, quilometragem e pontos de parada.
Cálculo de quilômetros rodados
Empresas de transporte usualmente cobram por quilômetro rodado e por isso é essencial uma comparação entre a distância prevista e a percorrida. Na roteirização inteligente, o trajeto é traçado automaticamente com base no melhor caminho. Neste cálculo, a necessidade do cliente é sempre respeitada, como local e quantidade de pontos de parada e fuga de rotas de congestionamentos.
Cálculo dos pedágios do trajeto
A ferramenta deve estar constantemente atualizada sobre as taxas e praças de pedágio. Assim, é possível considerar o tipo de veículo que realizará a viagem, permitindo a integração do valor com o frete. Desse modo, a empresa verifica com as praças de pedágios que estarão na trajetória de distribuições antes e entrega o comprovante de pagamento das tarifas com o valor total da entrega.
Otimização das rotas
A otimização de trajeto visa a redução das distâncias. Isso gera ganhos de tempo nas operações (dimensionamento da carga e uso da frota) e auxilia na racionalização dos recursos humanos e de tempo. O grande trunfo do roteirizador é que ele expõe dados que podem ser utilizados de acordo com as prioridades da empresa: rota mais curta, mais rápida, com desvio, por vias principais, com melhor ordenação de retorno e assim por diante. A solução pode, por exemplo, agrupar automaticamente locais de entrega próximos para que o veículo não tenha de passar duas vezes pelo mesmo local ou não haja a necessidade de duas equipes diferentes para realizar entregas em localidades próximas.
Redução de gastos com manutenção
Quanto maior for a quilometragem rodada pelo veículo, maior será a frequência de manutenção (troca de óleo, pneu, filtro, etc). Isso significa que para diminuir gastos é preciso reduzir o percurso dos veículos ou evitar trechos mal conservados. Com uma roteirização automatizada, o caminhão irá percorrer estradas em boas condições e com distâncias reduzidas, diminuindo, assim, o desgaste do veículo. Fica claro que a tecnologia auxilia na resolução de problemas e automatiza processos. Em vez de inserir dados manualmente em uma planilha, gestores podem utilizar um roteirizador para ganhar precisão no controle de suas operações e garantir que os resultados sejam alcançados.